Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere ao trecho de documento anteriormente apresentado, julgue os itens subsequentes com base no que dispõe o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

O documento está adequado no que se refere aos critérios de concisão e de uso do padrão culto da língua portuguesa previstos no MRPR.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao trecho de documento anteriormente apresentado, julgue os itens subsequentes com base no que dispõe o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

Por se tratar de encaminhamento, é dispensável a numeração dos parágrafos do documento.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao trecho de documento anteriormente apresentado, julgue os itens subsequentes com base no que dispõe o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

Caso o referido documento seja enviado por email, o vocativo poderá ser adequadamente substituído por Ilustríssimos Senhores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Seriam mantidos os sentidos e a correção gramatical do texto CG1A1CCC caso a forma verbal “entrara” (l.6) fosse substituída por

  • A. entrava.
  • B. haveria entrado.
  • C. tinha entrado.
  • D. há de entrar.
  • E. entraria.

No que se refere ao trecho de documento anteriormente apresentado, julgue os itens subsequentes com base no que dispõe o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

O texto apresentado poderia ser adequadamente encaminhado como mensagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A correção gramatical e os sentidos do texto CG1A1BBB seriam mantidos caso se substituísse

  • A. o trecho “que senti” (l.10) por sentidas por mim.
  • B. a forma verbal “lembrasse” (l.12) por lembrei.
  • C. a forma verbal “marcaria” (l.15) por tinha marcado.
  • D. a forma verbal “explique” (l.9) por explica.
  • E. a forma verbal “houvesse” (l.4) por existisse.

Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os itens subsequentes.

As formas verbais “clangorava” (l.17) e “silvava” (l.18) poderiam ser substituídas pelas formas clangorou e silvou, sem prejuízo para os sentidos do texto, uma vez que a noção de passado seria preservada.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às ideias e informações do texto, julgue os itens a seguir.

Sem prejuízo do sentido e da correção gramatical do texto, o primeiro período poderia ser reescrito da seguinte forma: A própria colonização do Brasil, ainda no século XVI, pode ser considerada marco da história da assistência jurídica, ou justiça gratuita, no país.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda a respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens subsecutivos.

Seria mantida a correção gramatical do período caso a forma verbal “dava” (l.6) fosse flexionada no plural, escrevendo-se davam.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda a respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens subsecutivos.

Em “as partes se viam impossibilitadas de arcar com os possíveis custos judiciais das demandas” (l. 7 e 8), a partícula “se” foi empregada no sentido de umas às outras.

  • C. Certo
  • E. Errado
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