Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência ao texto acima, julgue os itens subsequentes.
O emprego das formas verbais no subjuntivo fôssemos (l.20) e tomasse (l.21) deve-se à presença do elemento gramatical Se (l. 19).
Julgue, com base na prescrição gramatical, os itens a seguir, que constituem referências a artigos da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, de 1969, conhecida também como Pacto de São José da Costa Rica.
Consoante o texto dessa convenção, a lei pode submeter aos espetáculos públicos à censura prévia, objetivando exclusividade no regular acesso a eles com o fito de proteção moral à infância e adolescência contudo sujeitando esse direito a posterior responsabilização legal.
Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na ordem em que são apresentados, são partes sucessivas de um texto adaptado do Jornal do Commercio (PE) de 20/2/2011, julgue-os quanto à correção gramatical.
Tratando essas duas lições como os fundamentos para a compreensão do que hoje está sendo considerado nos mais altos escalões da República, fica claro a urgência de uma prestação jurisdicional mais célere, para arquivar definitivamente, a imagem de uma instituição que contradis sua destinação, fazendo-se lenta e sem efetividade.
Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial e considerando as características gerais da linguagem literária e, em especial, dos estilos barroco, árcade e romântico no Brasil, julgue os itens a seguir.
O Arcadismo no Brasil é exemplo de literatura congregada, caracterizada pelo fortalecimento do sistema literário mediante a criação de agremiações e de academias para o favorecimento da circulação e da produção das obras literárias.
Julgue os itens a seguir, a respeito da organização das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima.
Do ponto de vista argumentativo, o uso reiterado do verbo auxiliar dever, como em deve preparar (l.2) e deverá ter (l.4), indica grande probabilidade de os objetivos associados a essas formas verbais se tornarem realidade.
Os fragmentos contidos nos itens seguintes, na ordem em que são apresentados, são trechos sucessivos e adaptados do livro Visão do Paraíso, de Sérgio Buarque de Holanda (São Paulo: Brasiliense, 2000, p. 315-25). Julgue-os quanto à correção gramatical.
Logo que a notícia chegou aos navios, foi como se uma verdadeira graça dos céus caísse sobre aqueles homens, nem faltou quem se sentisse curado só com ver as frutas.
Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial e considerando as características gerais da linguagem literária e, em especial, dos estilos barroco, árcade e romântico no Brasil, julgue os itens a seguir.
Na obra do poeta árcade mineiro Claudio Manuel da Costa, a relação da palavra com a natureza é estabelecida tal como a atitude estética atribuída, no texto, ao Classicismo, ou seja, por meio da articulação entre os traços da natureza convencional e os da natureza local mineira.
Acerca das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os próximos itens.
A obrigatoriedade do emprego da forma verbal estejam (l.3), no modo subjuntivo, decorre da relação sintática entre essa forma verbal e o trecho como os abismos sociais afetam a realidade das pessoas (l.2-3).
Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial e considerando as características gerais da linguagem literária e, em especial, dos estilos barroco, árcade e romântico no Brasil, julgue os itens a seguir.
Entre as características do estilo barroco brasileiro presentes nos Sermões, de Padre Antonio Vieira, destacam-se as antíteses e o rebuscamento verbal.
Julgue os itens que se seguem, referentes à organização das ideias e às estruturas linguísticas do texto acima.
Na linha 11, o uso do futuro do pretérito em viria sugere a intenção do autor em manter distanciamento em relação à ideia da necessidade de autoconhecimento dos indivíduos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...