Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Ainda com relação às estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue os itens que se seguem.
Na linha 18, o termo despejados poderia ser empregado no feminino singular, em relação de concordância com espécie, alteração que manteria o sentido original do texto e atenderia à prescrição gramatical.
Cada um dos itens a seguir apresenta um fragmento de correspondência oficial, seguido de uma proposta de classificação (entre parênteses) desse fragmento quanto ao tipo de correspondência oficial a que pertence. Julgue-os quanto à adequação da linguagem utilizada, à correção gramatical e à classificação proposta.
Tendo em vista o aumento de funcionários deste Departamento em razão de novas contratações feitas pela honorável Assembleia Legislativa, solicito encarecidamente a Vossa Senhoria que, por favor, providencie a aquisição de mobiliário (5 mesas e 5 cadeiras) para que os novos funcionários que são muito competentes e amáveis possam ser acomodados de forma adequada. (memorando)
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito dos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens que se seguem.
No primeiro período do texto, o trecho É preciso limpar as palavras (l.2) exerce a função de aposto explicativo.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Ainda com relação às estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue os itens que se seguem.
Estaria adequada ao contexto a substituição de árduo (L.8) por ardiloso, visto que ambos os vocábulos, classificados como adjetivos, são sinônimos.
No que se refere às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsecutivos.
Os termos pode-se (l.14) e É possível (l.17) apresentam o mesmo sentido no texto; são, portanto, intercambiáveis, e a troca de um pelo outro desde que feitas as necessárias alterações no emprego de iniciais maiúsculas e minúsculas não acarretaria erro gramatical ao texto.
Os fragmentos incluídos nos próximos itens são partes de um texto adaptado da Internet:
Uma escola cuja a média padronizada da Prova Brasil, na 4.ª série, é 5,0 e o tempo médio de conclusão de cada série é de 2 anos, terá o IDEB igual a 5,0 dividido por 2, ou seja, IDEB 2,5. Já uma escola com média padronizada da Prova Brasil, na 4.ª série, igual a 5,0 e tempo médio para conclusão igual a 1 ano, terão IDEB igual a 5,0.
Julgue os próximos itens, relativos à estrutura linguística do texto.
Estaria correto o emprego de vírgulas para isolar a expressão em geral (l.38): o que seria, em geral, preferível à contemplação.
No que se refere às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsecutivos.
No trecho era preferível consumir a economizar (l.10-11), a substituição do vocábulo a pela expressão do que manteria o sentido do trecho, mas prejudicaria sua correção gramatical.Os fragmentos incluídos nos próximos itens são partes de um texto adaptado da Internet:
O IDEB é resultado do cálculo entre o desempenho e o rendimento escolar. O IDEB foi desenvolvido para ser um indicador que relacionam informações de desempenho em exames padronizados com informações sobre rendimento escolar (taxa média de aprovação dos estudantes na etapa de ensino). Indicadores educacionais são desejáveis porque permitem o monitoramento do sistema de ensino do país.
Julgue os itens seguintes com base nas estruturas linguísticas do texto.
Na linha 9, para dar mais destaque ao complemento da forma verbal ganharam, duas vírgulas poderiam ser inseridas no período: uma antes e outra depois da expressão voz e importância.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...