Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Cada um dos itens que se seguem apresenta um trecho de texto reproduzido da Internet (http://portal.mec.gov.br), e adaptado para constituir parte de uma correspondência oficial do tipo ofício, devendo ser julgado certo se estiver de acordo com os requisitos gramaticais para esse tipo de correspondência, ou errado, em caso contrário.

Esclarecemos que o Ministério da Educação mantém articulação com diversos organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), sobretudo devido à participação em programas e projetos em áreas prioritárias ao desenvolvimento e à melhoria dos sistemas educacionais dos países.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Prejudicam-se a correção gramatical e o sentido original do período ao se substituir o pronome “aquela” (l.7) por a.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à organização textual, às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsecutivos.

No trecho “para que não venham a sofrer prejuízo de qualquer natureza” (l.10-11) o verbo vir está flexionado no plural para concordar com o termo “informações” (l.10).

  • C. Certo
  • E. Errado

Cada um dos itens que se seguem apresenta um trecho de texto reproduzido da Internet (http://portal.mec.gov.br), e adaptado para constituir parte de uma correspondência oficial do tipo ofício, devendo ser julgado certo se estiver de acordo com os requisitos gramaticais para esse tipo de correspondência, ou errado, em caso contrário.

Em complementação às informações de correspondência anterior, vimos acrescentar que foram adquiridas obras de todas as disciplinas para todos os alunos do ensino médio, em um total de 91,7 milhões de exemplares, e outros 70,7 milhões de unidades de reposição e complementação para o ensino fundamental. No total, o governo federal comprou 2.108 títulos diferentes para as duas etapas de ensino. Esclarecemos que, a partir da assinatura de contrato com o FNDE, sua editora deve começar a produzir os livros, que serão entregues nas escolas públicas de todo o país antes do começo do próximo ano letivo. Cada exemplar deve ser aproveitado por três anos, sendo passado de um estudante a outro ao final de cada período letivo. A exceção fica para os livros consumíveis de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental, que não precisam ser devolvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos aspectos sintáticos e semânticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.

No trecho “Trata-se de uma imagem construída ao longo de pelo menos vinte séculos” (l.4-5), a forma verbal sublinhada foi empregada no singular para concordar com “imagem”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cada um dos itens que se seguem apresenta um trecho de texto reproduzido da Internet (http://portal.mec.gov.br), e adaptado para constituir parte de uma correspondência oficial do tipo ofício, devendo ser julgado certo se estiver de acordo com os requisitos gramaticais para esse tipo de correspondência, ou errado, em caso contrário.

Até que enfim os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010, por escola, serão divulgados em 15 dias. Essa divulgação permitirá a avaliação normal, do mesmo jeito dos anos anteriores, ou acrescida dos dados de proporção por escola. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), informará a relação, por escola, de alunos que fizeram o exame. Dessa forma, as famílias poderão avaliar o desempenho real das escolas de seus filhos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima.

No trecho ‘Não houve sinalização de plano de combate ao tráfico de armas, ponto central nessa discussão’ (l.20-21), a substituição de ‘sinalização’ por sinais manteria a correção gramatical da oração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cada um dos itens que se seguem apresenta um trecho de texto reproduzido da Internet (http://portal.mec.gov.br), e adaptado para constituir parte de uma correspondência oficial do tipo ofício, devendo ser julgado certo se estiver de acordo com os requisitos gramaticais para esse tipo de correspondência, ou errado, em caso contrário.

É importante salientar pra valer que o projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE) tramita no Congresso Nacional e deverá ser aprovado até o fim do ano. O plano estabelece as diretrizes e metas para a educação brasileira nos próximos dez anos. Entre as diretrizes do PNE está a erradicação do analfabetismo, a melhoria da qualidade do ensino, a valorização dos profissionais da educação e o estabelecimento de metas de aplicação de recursos públicos em educação proporcionalmente ao crescimento do produto interno bruto brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, referentes às ideias e estruturas linguísticas do texto acima bem como ao emprego da linguagem e à tipologia textual.

A expressão “Mesmo que” (l.2-3) confere ao trecho em que se insere a noção de condição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cada um dos próximos itens apresenta um trecho de correspondência oficial, que deve ser julgado certo se estiver de acordo com os requisitos de impessoalidade, uso da modalidade padrão da língua portuguesa, clareza, concisão e formalidade da linguagem exigidos na redação desse tipo de correspondência, ou errado, em caso contrário.

Estamos vindo pela presente pedir encarecidamente que sejam substituídos os equipamentos de informática deste departamento, pois os mesmos são absoletos e já cansamos de pedir essa troca.

  • C. Certo
  • E. Errado
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