Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Em cada uma das opções abaixo, é apresentado trecho de hipotético documento em tramitação no Poder Legislativo. Assinale a opção em que o trecho apresentado atende, conforme disposto no Manual de Redação da Presidência da República, aos seguintes requisitos da redação oficial: observação das regras da gramática formal; emprego de vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.

  • A.

    Considerar-se-ão extraordinárias, e como tais remuneradas com acréscimo mínimo de 50%, as horas-aula que excederem a carga horária estabelecida no art. 2.º desta lei.

  • B.

    De acordo com a proposição, os servidores aposentados por invalidez terão seus proventos e demais vantagens equiparados aos servidores em atividade.

  • C.

    Ficam aprovados o relatório e as conclusões da comissão parlamentar de inquérito destinados a investigar a problemática das invasões de terras no estado do Pará.

  • D.

    Serão encaminhadas ao Poder Executivo cópias do relatório e das conclusões da comissão parlamentar de inquérito, para providências que se faz necessário.

  • E.

    O Grupo Parlamentar Brasil-China será composto por membros dos parlamentos de ambos países que lhe queiram aderir.

A respeito das ideias veiculadas no texto acima e de suas estruturas linguísticas, julgue os itens de 9 a 15.

No período “Nunca esteve no mundo” (l.29), o sujeito oculto da forma verbal “esteve” refere-se a “uma minhoca” (l.26-27), e “Nunca” e “no mundo” exercem a função de adjunto adverbial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas opções a seguir, são apresentados trechos adaptados de texto extraído do sítio dos Correios na Internet. Assinale a opção em que o trecho está gramaticalmente correto.

  • A.

    Com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, em 1500, surgiu a primeira correspondência oficial ligada ao país. Nessa carta, Pero Vaz de Caminha relatava ao rei de Portugal, com notório entusiasmo, o descortinar de uma nova terra. Com esse acontecimento, eternizado na história brasileira, estava sendo escrita a primeira página da história do correio no Brasil.

  • B.

    Os primórdios dos serviços postais no Brasil Colônia reporta ao correio de Portugal e à sua atuação nesse novo território. Durante os primeiros tempos da colonização, os portugueses não dispunha de um sistema postal bem organizado, tendo, às vezes, que recorrer ao de nações vizinhas.

  • C.

    Nem a criação do Correio-Mor das Cartas do Mar, em 1673, resolveram o problema de ligação postal entre a nova terra com a metrópole. Assim, a dificuldade na comunicação entre Portugal e o então Brasil Colônia fez com que fosse instituído, definitiva e oficialmente, em 1798, os Correios Marítimos. Anos depois, surgiu a necessidade de se promover a expansão desses serviços para o interior da Colônia.

  • D.

    O progresso comercial advindo da chegada da família real no novo mundo abriu caminhos afim de que o serviço postal se desenvolvesse. Esse fato permitiu a elaboração do primeiro Regulamento Postal do Brasil, o funcionamento regular dos Correios Marítimos e a emissão de novos decretos que criassem os Correios Interiores.

  • E.

    Com o retorno de D. João VI, a Portugal, houveram períodos bastantes conturbados, que culminou com a independência do Brasil em 1822, quando os Correios desempenhou o importante papel de trazerem informações do Velho Mundo e aglutinarem aqui as forças em prol do rompimento com Portugal.

Considerando as ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 20.

Com os devidos ajustes de maiúscula e minúscula, a expressão “essa síndrome” (l.5), desde que seguida de vírgula, poderia ser deslocada, sem prejuízo para a correção gramatical ou para a coerência textual, para o início do período no qual se encontra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção em que a fala de Calvin, no terceiro quadrinho da tira acima, “Mas eu enganei ela! Eu dei pra ela só três moedinhas de dez centavos!” está reescrita de acordo com a prescrição gramatical para textos escritos.

  • A.

    Mas eu lhe enganei! Eu dei pra ela apenas três moedinhas de dez centavos!

  • B.

    Mas eu a enganei! Dei-lhe apenas três moedas de dez centavos!

  • C.

    Mas eu enganei-a! Lhe dei só três moedas de dez centavos!

  • D.

    Mas eu enganei-la! Eu dei-lhe só três moedas de dez centavos!

  • E.

    Mas eu enganei ela! Dei para ela apenas três moedas de dez centavos!

No que se refere às ideias, à organização sintática e aspectos gramaticais do texto, julgue os itens que se seguem.

O ponto final empregado imediatamente após “pacientes”, na linha 6, poderia ser corretamente substituído por ponto e vírgula, desde que feita a devida alteração de maiúscula e minúscula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o fragmento de texto acima, adaptado de entrevista concedida por Marlova J. Noleto à revista Planeta em março de 2011, julgue os itens subsecutivos.

Com o emprego de “os contextos” (l.11-12), no plural, generaliza-se o significado desse termo, que, em seguida, é especificado por meio do trecho “histórico, político, econômico, cultural e social” (l.12); estariam preservadas a coerência e a correção gramatical do texto caso se empregasse o referido termo no singular — o context

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos às ideias e à estrutura linguística do texto acima.

Na linha 4, a expressão “isto é” está isolada por vírgulas porque apresenta valor meramente explicativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, referentes à organização das ideias e às estruturas linguísticas do texto acima.

Sem prejuízo para o sentido original do texto e para a sua correção gramatical, o trecho “possibilitar aos seres humanos o acesso a instrumentos que satisfaçam sua necessidade” (l.6-8) poderia ser reescrito da seguinte forma: possibilitar a que os seres humanos instrumentalizem sua necessidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos às ideias e à estrutura linguística do texto acima.

Na linha 24, a correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos caso a vírgula empregada após o vocábulo “fase” fosse suprimida.

  • C. Certo
  • E. Errado
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