Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Em cada uma das opções abaixo, consta um fragmento de hipotético documento legislativo. Considerando que o Manual de Redação da Presidência da República determina que a comunicação oficial apresente as seguintes características: impessoalidade, padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade, assinale a opção em que o fragmento apresentado atende a tal determinação.

  • A. Os deputados abaixo assinados, com base no art. 5.o do Regimento Interno, recorrem ao Plenário contra a aprovação global do Projeto de Lei n.º 1.203, de 4/5/2008, discutido e votado, conclusivamente, pela Comissão de Educação e Cultura, conforme publicação no Diário da Assembleia, data de hoje.
  • B. Venho mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência solicitar que se digne a conceder-me licença para tratamento de minha debilitada saúde, pelo período de quinze dias, que entretanto acho insuficiente para tratar de todos os males que acometem atualmente meu maltratado organismo.
  • C. Com base no art. 51 do Regimento Interno, recorre o deputado abaixo assinado ao Plenário desta Casa, face de alegada perda de oportunidade decorrente da aprovação das últimas medidas do governo quanto ao Plano de Restruturação Viária do Estado do Espírito Santo.
  • D. Com fundamento no art. 10 do Regimento Interno desta Casa, solicito que Vossa Excelência se digne a fazer tramitar nesta Assembleia, que Vossa Excelência preside com tanta honra e honestidade, o pedido de informações de que faz parte.
  • E. Estando em tramitação, nesta Casa, dois projetos de lei tratando do mesmo assunto, requeiro a Vossa Excelência, nos termos dos arts. 13 e 14 do Regimento Interno, a tramitação das referidas proposições.

Julgue os itens a seguir, relativos à redação de documentos oficiais.

Está adequada para compor o vocativo de aviso ou carta circular expedidos por diretor de faculdade aos docentes da instituição a seguinte forma de tratamento: Excelentíssimos Senhores e Senhoras; Prezados Professores da Faculdade X.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos às ideias e à estrutura linguística do texto acima.

No trecho “estão convencidos de que as desigualdades são, em sua maior parte, sociais ou históricas” (l.8-10), a omissão da preposição “de” prejudicaria a correção gramatical do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens a seguir.

No trecho “ainda que deixasse entrever” (l.8-9), a locução conjuntiva “ainda que” poderia ser substituída por embora, sem que fosse alterado o sentido da oração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em cada uma das opções abaixo, é apresentado trecho de hipotético documento em tramitação no Poder Legislativo. Assinale a opção em que o trecho apresentado atende, conforme disposto no Manual de Redação da Presidência da República, aos seguintes requisitos da redação oficial: observação das regras da gramática formal; emprego de vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.

  • A. Considerar-se-ão extraordinárias, e como tais remuneradas com acréscimo mínimo de 50%, as horas-aula que excederem a carga horária estabelecida no art. 2.º desta lei.
  • B. De acordo com a proposição, os servidores aposentados por invalidez terão seus proventos e demais vantagens equiparados aos servidores em atividade.
  • C. Ficam aprovados o relatório e as conclusões da comissão parlamentar de inquérito destinados a investigar a problemática das invasões de terras no estado do Pará.
  • D. Serão encaminhadas ao Poder Executivo cópias do relatório e das conclusões da comissão parlamentar de inquérito, para providências que se faz necessário.
  • E. O Grupo Parlamentar Brasil-China será composto por membros dos parlamentos de ambos países que lhe queiram aderir.

Julgue os itens a seguir, relativos à redação de documentos oficiais.

O exemplo a seguir respeita as regras de redação para ser usado como fecho de um ofício.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às ideias e à estrutura linguística do texto acima, julgue os itens a seguir.

A presença da preposição a em “aos dogmas” (l.11-12) decorre da regência da forma verbal “seguem” (l.11), que exige complemento regido por essa preposição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens a seguir.

No trecho “mais o prazer do ataque que o lamento sincero de um estudioso honesto” (l.9-10), a substituição da conjunção “que” por do que manteria a correção gramatical da relação comparativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

A primeira preposição em “do conhecimento do senso comum” (l.2) exprime noção de origem do movimento expresso por “salto” (l.2), e a preposição empregada no trecho “para o conhecimento científico” (l.3) exprime noção de fim desse movimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima.

Caso se inserisse também imediatamente depois de “mas” (l.17), seriam preservadas a correção gramatical do texto e as relações de coesão e coerência nele construídas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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