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Em cada uma das opções abaixo, consta um fragmento de hipotético documento legislativo. Considerando que o Manual de Redação da Presidência da República determina que a comunicação oficial apresente as seguintes características: impessoalidade, padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade, assinale a opção em que o fragmento apresentado atende a tal determinação.
Julgue os itens a seguir, relativos à redação de documentos oficiais.
Está adequada para compor o vocativo de aviso ou carta circular expedidos por diretor de faculdade aos docentes da instituição a seguinte forma de tratamento: Excelentíssimos Senhores e Senhoras; Prezados Professores da Faculdade X.
Julgue os itens subsequentes, relativos às ideias e à estrutura linguística do texto acima.
No trecho estão convencidos de que as desigualdades são, em sua maior parte, sociais ou históricas (l.8-10), a omissão da preposição de prejudicaria a correção gramatical do período.
Em relação às ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens a seguir.
No trecho ainda que deixasse entrever (l.8-9), a locução conjuntiva ainda que poderia ser substituída por embora, sem que fosse alterado o sentido da oração.
Em cada uma das opções abaixo, é apresentado trecho de hipotético documento em tramitação no Poder Legislativo. Assinale a opção em que o trecho apresentado atende, conforme disposto no Manual de Redação da Presidência da República, aos seguintes requisitos da redação oficial: observação das regras da gramática formal; emprego de vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.
Julgue os itens a seguir, relativos à redação de documentos oficiais.
O exemplo a seguir respeita as regras de redação para ser usado como fecho de um ofício.
Em relação às ideias e à estrutura linguística do texto acima, julgue os itens a seguir.
A presença da preposição a em aos dogmas (l.11-12) decorre da regência da forma verbal seguem (l.11), que exige complemento regido por essa preposição.
Em relação às ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens a seguir.
No trecho mais o prazer do ataque que o lamento sincero de um estudioso honesto (l.9-10), a substituição da conjunção que por do que manteria a correção gramatical da relação comparativa.
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
A primeira preposição em do conhecimento do senso comum (l.2) exprime noção de origem do movimento expresso por salto (l.2), e a preposição empregada no trecho para o conhecimento científico (l.3) exprime noção de fim desse movimento.
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima.
Caso se inserisse também imediatamente depois de mas (l.17), seriam preservadas a correção gramatical do texto e as relações de coesão e coerência nele construídas.
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