Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Com relação a aspectos estruturais do texto, julgue os itens subsequentes.

O emprego do acento grave em "voto a favor" (l.8) manteria a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima.

O emprego da preposição em antes de “reelaboração” (l.11) e “novas formas” (l.11) deve-se à relação de regência do verbo consistir, do qual esses termos são, no texto, complementos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da organização das estruturas linguísticas e das ideias do texto, julgue os itens de 8 a 14.

A função exercida pelo pronome “lhe” (l.9) estaria correta e coerentemente desempenhada pelo pronome ela, desde que fosse usada também a preposição a, o que resultaria em crase, com a seguinte redação: dar à ela uma direção.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com relação aos sentidos e a aspectos morfossintáticos do texto V e do texto VI, julgue C ou E.

No primeiro período do segundo parágrafo do texto V, o autor emprega o sinal de dois pontos, na linha 6, para indicar que pretende dar ênfase a uma assertiva e, na linha 7, para introduzir uma explicação do que considera ser "uma anomalia" (l.6-7).

  • C.

  • E.

Acerca da organização das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

Para se realçar “mecanismos de monitoração” (l.2), em vez de “regime trabalhista” (l.1), poderia ser usada a voz passiva, escrevendo-se são instituídos em vez de “institui” (l.2), sem que a coerência entre os argumentos e a correção gramatical do texto fossem prejudicadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à organização das ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.

Na linha 17, “de que ”, o emprego da preposição é obrigatório, visto que introduz o complemento da palavra “aviso”; como ocorre, por exemplo, em aviso de férias.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da organização das estruturas linguísticas e das ideias do texto, julgue os itens de 8 a 14.

A ausência da preposição de antes de “analfabetismo” (l.5) mostra que esse termo complementa “corre” (l.4), em paralelo com “um sério risco” (l.4); para que complemente “risco” (l.4), em paralelo com “obsolescência intelectual” (l.4-5), faz-se obrigatório o emprego explícito da preposição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na leitura do texto acima, julgue os itens de 1 a 5.

Mantém-se o sentido do texto e a correção gramatical caso se retire a vírgula que vem logo depois de “Este” (l.12).

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da argumentação do texto acima, bem como das estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue os itens que se seguem.

Seriam preservadas a correção gramatical do texto, bem como a coerência de sua argumentação, se, em lugar de “tem sido” (l.2), fosse usada a forma verbal é; no entanto, a opção empregada no texto ressalta o caráter contínuo e constante dos aspectos mencionados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da organização das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.

O emprego da preposição a, em “ao uso” (l.10) e “ao transporte” (l.11), é obrigatório, visto que esses termos, como complementos do substantivo “alternativas” (l.10 e 11), devem ser introduzidos por essa preposição.

  • C. Certo
  • E. Errado
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