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Tendo em vista o conteúdo expresso pelo texto e a forma segundo a qual ele se organiza, julgue os itens de 52 a 64, considerando aspectos da linguística textual.
Machado de Assis, em seu texto, adota uma textualidade que oscila entre modos mais figurativos (com dominância de recursos narrativos e descritivos) e modos mais temáticos (com presença de recursos avaliativos e expositivos).
Em relação a aspectos gramaticais do texto, assinale a opção correta.
No trecho a taxa de reincidência criminal no país chega a 70% (l.14), o emprego do sinal indicativo de crase imediatamente antes de 70% é facultativo.
Os vocábulos políticas, desperdício e carcerária recebem acento gráfico com base na mesma regra de acentuação.
Na oração Vale a pena deixá-los sem futuro? (l.21), o sujeito é inexistente.
O vocábulo pontual (l.24) pode ser substituído por precisa, mantendo-se a correção gramatical e o sentido original do texto.
A retirada da vírgula empregada logo após sociedade (l.32) prejudicaria a correção gramatical do texto.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos gramaticais e semânticos do texto.
O emprego do acento gráfico em primórdios e existência atende à mesma regra de acentuação gráfica.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca do texto acima, das suas características e estruturas linguísticas, julgue os itens de 6 a 11.
Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir cerca de (l.2) por acerca de.
Considerando que a redação de documentos oficiais deve caracterizar-se, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, pela impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade, julgue os seguintes itens, a respeito da elaboração de documentos.
Um documento como ofício ou memorando, enviado de um auditor para seu chefe, deve receber o fecho a seguir.
Julgue os itens a seguir, com relação às ideias e aspectos linguísticos do texto.
A ausência de vírgula depois de "vertiginosa" (l.12) indica que a oração iniciada por "que marca" (l.12) restringe a ideia de "velocidade vertiginosa" (l.11-12).
Considerando que a redação de documentos oficiais deve caracterizar-se, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, pela impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade, julgue os seguintes itens, a respeito da elaboração de documentos.
O seguinte formato de final de documento está correto para documentos como pareceres, relatórios, laudos ou atestados.
Julgue os seguintes itens, a respeito dos sentidos e da organização do texto acima.
De acordo com as normas de pontuação, seria correto empregar, nas linhas 2 e 3, vírgulas no lugar dos travessões; entretanto, nesse caso, a leitura e a compreensão do trecho poderiam ser prejudicadas, dada a existência da vírgula empregada após "duplo", no interior do trecho destacado entre travessões.
A partir da organização das estruturas linguísticas e das ideias do texto, julgue os itens de 8 a 14.
Preservam-se tanto a coerência da argumentação quanto a correção gramatical do período caso se substitua o travessão antes de a vida (l.12) pelo sinal de dois-pontos ou pelo de ponto e vírgula.
Acerca das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O texto usa metáforas como escola-gaiola e escola-asa para diferenciá-las no modo como se constroem os prédios escolares: ou cercados de muros, sem visão para o exterior, ou com salas cujas janelas se abrem para fora.
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