Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir das estruturas linguísticas que organizam o texto acima, julgue os itens subsecutivos.
Por introduzir uma enumeração explicativa, o sinal de dois-pontos na linha 5 admite a substituição por vírgula sem prejudicar a coerência textual nem desrespeitar as regras gramaticais.
Considerando os sentidos e as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 12, a forma verbal constituem está flexionada na terceira pessoa do plural para concordar com problemas graves.
A partir das estruturas linguísticas que organizam o texto acima, julgue os itens subsecutivos.
Na linha 8, os travessões duplos têm a função de destacar a inserção, "o Cristianismo", e a vírgula, a função de separar a oração que serve de explicação ao "movimento social"; por isso, o uso de vírgulas, em lugar dos travessões, para destacar a inserção respeitaria as regras gramaticais, mas deixaria de marcar todas as relações significativas do texto.
Em relação às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O termo pois (l.10) pode, sem prejuízo para a correção gramatical do período, ser substituído por qualquer um dos seguintes termos ou expressões: porque, visto que, porquanto.
Considerando os sentidos e as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
A ideia de que existem vários problemas graves em muitas cidades brasileiras (l.12-13) poderia ser expressa, sem prejuízo para o sentido, a coerência e a correção do texto, por meio da inserção da forma verbal há antes de congestionamentos (l.10).
Considerando o texto I, julgue os itens a seguir, relativos a aspectos de correção gramatical.
Mantém-se a correção gramatical do texto, caso se altere o pronome os (l.24) por lhes.
Assinale a opção que apresenta característica(s) da sintaxe das imagens impressas como história em quadrinhos.
Tempo representado pelo símbolo do balão, que, na narrativa, consiste em um elemento gráfico que contém onomatopéias e ícones, que representam as atitudes dos personagens.
Percepção visual local, que é possibilitada pela consciência visual simultânea de passado, presente e futuro.
Estruturas e símbolos, como o balão, que acrescentam ritmo à narrativa e a modulam, contribuindo, de forma decisiva, para a comunicação e os efeitos pretendidos.
Seleção e apresentação de símbolos abstratos, ilegíveis em sequências de sons, letras ou imagens, assim como ocorre com a linguagem verbal.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, com relação às estruturas linguísticas do texto.
O emprego do sinal indicativo de crase em à acumulação (l.5) e em à busca (l.6) deve-se à regência da forma verbal se limitam (l.5) e à presença de artigo definido feminino que antecede os substantivos.
No que se refere à organização das ideias e à estrutura do texto acima, julgue os itens de 1 a 6.
A retirada do pronome em "se reindividualizar" (l.11) provocaria erro gramatical e incoerência textual, pois não se explicitaria o que seria reindividualizado.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 7 a 14.
O uso de terceira pessoa do singular em aumenta (l.9) tem a função textual e gramatical de associar esse verbo a Uma segunda visão (l.8).{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...