Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no documento acima apresentado e considerando as normas relativas à redação de correspondências oficiais, julgue os seguintes itens.
Para atender às formalidades exigidas nesse tipo de comunicação, o fecho da carta, com que se finaliza o texto e se saúda o destinatário, deveria ser Atenciosamente.
No que se refere à organização das ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.
Com o emprego do modo subjuntivo em sejam (l.2) e seja (l.4), o autor põe em dúvida os fatos expressos nas ações de deslocar e de despejar, respectivamente.Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
O termo Entretanto (l.4) pode, sem prejuízo para as informações originais e para a correção do período, ser substituído por qualquer um dos seguintes: Porém, Todavia, No entanto, Contudo, Conquanto, Porquanto.
Com base no documento acima apresentado e considerando as normas relativas à redação de correspondências oficiais, julgue os seguintes itens.
Para atender às normas estabelecidas para esse tipo de correspondência, o pronome de tratamento adequado ao vocativo deveria ser Excelentíssimo Senhor Presidente da República.
No que se refere à organização das ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.
Na linha 12, a vírgula empregada depois de momentos tem a função de marcar o início de uma inserção, de uma explicação adicional para a caracterização de Uma sociedade.Com base no documento acima apresentado e considerando as normas relativas à redação de correspondências oficiais, julgue os seguintes itens.
Uma vez que o texto em questão foi dirigido a uma autoridade, deveria ter sido escrito com rigor formal e impessoalidade.
Julgue os itens a seguir, a respeito da organização do texto acima.
Nas relações semânticas da oração, a preposição por, em pelo acoite (l.12), pela fereza%u201D (l.13) e pelo separatismo (l.14), introduz o instrumento de causa para a morte da nação.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que se refere à organização das ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.
Preservam-se as relações entre as ideias, bem como o respeito às regras gramaticais, ao se escrever os compreender, em lugar de compreendê-los (l.13), e as mudar, em lugar de mudá-las (l.16).Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.
No trecho "Era um dos pioneiros nessa atividade, que tornaria a aviação acessível ao grande público", as palavras "acessível" e "público" são acentuadas de acordo com diferentes regras de acentuação.
Julgue os seguintes itens, a respeito do texto acima.
Preserva-se a coerência textual e respeitam-se as normas gramaticais, ao se substituir "Embora" (l.11) por Apesar de.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...