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Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens de 40 a 44 quanto ao emprego da norma escrita formal em comunicações oficiais.
Estão corretamente empregados os homônimos destacados em negrito no seguinte período: A administração de um medicamento raramente prescrito no Brasil acabou de ser proscrita nos EUA
Considerando as normas que regem a redação oficial, julgue os próximos itens.
No serviço público, o expediente ofício é o principal meio de comunicação interna, ou interdepartamental.A partir da organização das ideias no texto acima, julgue os itens de 8 a 13, com relação às estruturas linguísticas nele apresentadas.
As relações sintático-semânticas do verbo adaptar, no contexto em questão, permitem que o acento grave indicativo de crase seja empregado, na linha 10, no a que antecede suas idiossincrasias, mas não no a que vem antes de seus padrões.
A partir do texto ao lado, de Michael Moyer, julgue os itens a seguir.
A substituição da locução verbal "deverá ir" (l.3) pela forma verbal irá mantém a correção gramatical do texto e as ideias nele originalmente expressas.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens de 40 a 44 quanto ao emprego da norma escrita formal em comunicações oficiais.
Na elaboração de texto oficial, como norma geral, deve ser evitada a repetição de palavras, buscando-se sinônimo ou termo mais preciso para substituir a palavra repetida. No entanto, se a substituição comprometer a inteligibilidade e a coesão do texto, recomenda-se manter a repetição.
Considerando as normas que regem a redação oficial, julgue os próximos itens.
No caso de o destinatário de expediente oficial ser uma alta autoridade do Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário, o remetente, quando a ele se dirigir, deve empregar o pronome de tratamento Vossa Excelência.
A partir da organização das ideias no texto acima, julgue os itens de 8 a 13, com relação às estruturas linguísticas nele apresentadas.
Na linha 20, o sinal de dois-pontos tem a função de anunciar um esclarecimento sobre o que seria a hipótese contrária.
Com relação ao texto acima, assinale a opção incorreta.
Na linha 2, o segmento "por ser" poderia ser substituído por uma vez que é, desde que a forma verbal "ter" fosse alterada para tem, a fim de que o período se mantivesse correto gramaticalmente.
A conjunção "Mas" (l.3) pode, sem prejuízo para a informação original do período, ser substituída por qualquer uma destas conjunções seguidas de vírgula: Porém, Contudo, Todavia, No entanto.
Logo após a conjunção "Mas" (l.3), subentende-se a elipse da expressão antecedente "O preconceito racial" (l.1).
O sinal indicativo de crase em "às diferenças" (l.9-10) justifica-se pela regência da palavra "respeito" (l.9) e pela presença de artigo definido feminino plural.
A expressão "bem como" (l.13) estabelece uma relação de finalidade entre as orações do período em que ela ocorre.
Julgue os seguintes itens, a respeito das estruturas linguísticas e do desenvolvimento argumentativo do texto acima.
O uso da forma verbal flexionada na primeira pessoa do plural "Estaríamos" (l.13) inclui autor e leitores no desenvolvimento da argumentação, de tal modo que seria coerente e gramaticalmente correto substituir "o homem vai adquirindo" (l.16) por vamos adquirindo, no período seguinte.
Com relação ao texto apresentado acima, julgue os itens a seguir.
A dupla possibilidade de complementos para o verbo enganar, com pronome reflexivo ou não, mantém o texto correto e coerente se o pronome for retirado de "Engana-se" (l.11).
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