Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Com relação às ideias e às estruturas do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Seria mantida a correção gramatical do período caso o fragmento “Estação do ano mais aguardada pelos brasileiros” (l.1) fosse deslocado e inserido, entre vírgulas, após “verão” (l.2) feitos os devidos ajustes de maiúsculas e minúsculas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das ideias e estruturas linguísticas do texto II, julgue os próximos itens.

Sem prejuízo para a correção gramatical e os sentidos do texto, a vírgula empregada logo após “Norte” (l.14) poderia ser omitida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os aspectos gramaticais do texto Voto eletrônico, assinale a opção correta.

  • A. Os termos “de convocação” (l.22) e “de grande número de eleitores” (l. 22 e 23) desempenham a mesma função sintática.
  • B. A partícula “se”, em “valendo-se” (l.5), classifica-se como pronome reflexivo.
  • C. As palavras “recebida” (l.10) e “afastados” (l.24) desempenham, nos períodos em que ocorrem, a mesma função sintática.
  • D. As palavras “muito” (l.12) e “grande” (l.22) desempenham a função de adjuntos adverbiais nas orações em que ocorrem.
  • E. Os termos “pela quantidade de pessoas” (l. 17 e 18) e “pelos representantes dos partidos políticos” (l.20) funcionam como agentes da passiva das orações em que ocorrem.

No que se refere aos sentidos, à estrutura textual e aos aspectos gramaticais do texto, julgue os itens a seguir.

O elemento coesivo “mas” (l.7) inicia uma oração coordenada que exprime a ideia de concessão em uma sequência de fatos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das ideias e estruturas linguísticas do texto II, julgue os próximos itens.

O emprego da forma verbal “são” (l.2) na terceira pessoa do plural justifica-se pela concordância com os núcleos do sujeito da oração: “originalidade” e “capacidade”, ambos na linha 1.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos sentidos, à estrutura textual e aos aspectos gramaticais do texto, julgue os itens a seguir.

Na linha 18, caso o travessão fosse substituído por dois-pontos, não haveria prejuízo para a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às ideias e às estruturas do texto acima, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

Sem prejuízo para o sentido da oração “que transformação os atingia” (l.5), a autora poderia ter optado pelo emprego do artigo a logo após o termo “que”, empregado como conjunção integrante.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das ideias e estruturas linguísticas do texto II, julgue os próximos itens.

Sem prejuízo para o sentido original do texto, a forma verbal “repercute” (l.10) poderia ser substituída por reflete.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos sentidos, à estrutura textual e aos aspectos gramaticais do texto, julgue os itens a seguir.

O termo "o brasileiro" (l.3) exerce a função de sujeito da oração em que se insere.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das ideias e estruturas linguísticas do texto II, julgue os próximos itens.

A correção gramatical do texto seria prejudicada caso se inserisse acento indicativo de crase no “a”, em “a homenagear o especialista” (l. 16 e 17).

  • C. Certo
  • E. Errado
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