Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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De acordo com o texto acima, julgue os seguintes itens.

Mantêm-se a correção gramatical e as informações originais do texto ao se substituir “Trata-se de” (l.21) por Situações como essas se tratam de.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência a comunicação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir à luz das Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília.

O número do documento apresentado segue a obrigatoriedade de que, em ofícios, assim como em memorandos e resoluções, sejam preenchidos com zeros os espaços dos números compostos por menos de quatro dígitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência as Normas para padronização de documentos da Universidade de Brasília, julgue os itens que se seguem. A forma padrão de endereçamento para correspondências dirigidas a advogados e médicos é a seguinte: A Sua Excelência o Doutor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as estruturas linguísticas e os sentidos do texto anterior — Desafios do planejamento em políticas públicas: diferentes visões e práticas —, julgue os próximos itens.

A locução “capaz de” (l.19) poderia, sem prejuízo do sentido original do texto, ser substituída por para.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as características formais e linguísticas dos expedientes oficiais, assinale a opção correta.

  • A. A exposição de motivos interministerial é uma modalidade especial de exposição de motivos que se caracteriza por ser dirigida ao presidente da República e a um ou mais de um ministro de Estado.
  • B. O vocativo a ser empregado nas comunicações dirigidas ao presidente do Supremo Tribunal Federal é Sua Excelência Presidente do Tribunal Federal.
  • C. Para o correto emprego dos fechos das comunicações oficiais, deve-se levar em conta unicamente o cargo que o destinatário do expediente ocupa.
  • D. Informações do remetente, tais como nome do órgão ou setor, endereço postal e telefone e endereço de correio eletrônico, são imprescindíveis em um aviso e podem ser apresentadas tanto no seu cabeçalho como no seu rodapé.
  • E. Em um memorando, o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa, e não pelo seu nome.

Tendo como referência as Normas para padronização de documentos da Universidade de Brasília, julgue os itens que se seguem.

Em carta remetida pelo reitor da universidade, está correto o seguinte endereçamento colocado abaixo do número e da data do documento:

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as estruturas linguísticas e os sentidos do texto anterior — Desafios do planejamento em políticas públicas: diferentes visões e práticas —, julgue os próximos itens.

A correção gramatical do texto seria mantida caso o trecho “Com a criação (...) apareceu” (l. 11 a 13) fosse assim reescrito: No início da década de 20 do século passado, outra vertente de planejamento apareceu, relacionada a criação da União Soviética.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção em que o fragmento apresentado atende aos requisitos da relação de textos oficiais.

  • A. A administração superior da empresa, considerando a escassez de meios de transporte decorrente da recente greve de rodoviários autoriza que as atividades laborais se encerrem às 16 horas. Logo que a situação se normalizar, voltaremos aos horários de trabalho habituais.
  • B. Em virtude do cancelamento das entregas de suprimentos, o Almoxarifado não está conseguindo suprir as demandas, pois, com o cancelamento das entregas de suprimentos, não há material suficiente para atender os pedidos de todos os setores. Em virtude disso, o Almoxarifado Geral determina a suspensão do fornecimento de material até segunda ordem. Grato pela atenção de Vossas Senhorias.
  • C. Na última consulta que foi feita, constatou-se que tinha muitos funcionários de diversas unidades que não sabiam operar o Sistema Informatizado de Compras (SisComp). Para resolver isso, anunciamos que será realizado nos dias 13 e 14 do mês que vem uma jornada de treinamento para esses funcionários que ainda não estão familiarizados com o novo sistema de compras, denominada “Por dentro do SisComp”.
  • D. Em resposta ao Memorando n.º 9, de 21 de outubro de 2015, encaminho as cópias dos três orçamentos que foram usados para subsidiar o processo de aquisição de mobiliário. Aproveito para informar que os originais se encontram arquivados na secretaria geral.
  • E. Comunico a todos os chefes de setores, que não se liberou a renovação dos contratos dos funcionários temporários que vencem agora no fim do ano. Por conta disso, deverão esses funcionários deixarem suas atividades no próximo dia 15/12, último de dia de trabalho do ano.

Tendo como referência as Normas para padronização de documentos da Universidade de Brasília, julgue os itens que se seguem.

A linguagem adotada na comunicação hipotética a seguir está adequada para compor um ofício:

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das estruturas linguísticas do texto A gestão pública adaptada ao novo paradigma da eficiência, julgue os itens subsecutivos.

Sem prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos originais do texto, o vocábulo “eivada” (l.12) poderia ser substituído por repleta.

  • C. Certo
  • E. Errado
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