Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.
O segmento "que agravam o efeito estufa" (l.8-9) constitui oração subordinada adjetiva restritiva.
Julgue os itens subsequentes, a respeito da organização das ideias no texto acima.
Nas relações de coesão do texto, em "incorporar-se" (l.19), o verbo está flexionado no singular porque o pronome "se" retoma "novo mundo" (l.18).A respeito das ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Desfazendo-se as inversões sintáticas do primeiro período do segundo parágrafo, obtém-se, em ordem direta, a seguinte reescritura desse período: Outra noção de indiscutível importância, que é a base da razão e do entendimento, surge do número: é a noção de medida.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base no texto acima, julgue os itens de 6 a 10.
A expressão "parcela expressiva" (l.8-9) tem o mesmo sentido de parcela significativa.
Assinale a opção que justifica corretamente o uso de estruturas linguísticas no texto.
A colocação do pronome átono antes do verbo, em "se transmite" (L.14-15), é obrigatória devido à presença do pronome relativo "que" no início da oração subordinada.
O emprego do modo subjuntivo em "tenha" (L.4) é sintaticamente exigido pela oração subordinada iniciada pelo pronome relativo "que" (L.1).
O uso do sinal indicativo de crase em "à sua volta" (R.6) e "às informações" (R.6-7) indica que tais expressões são dois complementos do predicado iniciado pelo verbo vislumbrar.
O uso da flexão de singular em "sabe" (L.10) deve-se à impessoalidade do verbo haver, na mesma oração.
Na linha 11, a flexão de plural em "omitem" e "distorcem" devese à concordância desses verbos com o sujeito da forma verbal "venceram".
Considerando as relações argumentativas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Estariam mantidas a coerência textual, a correção gramatical e as relações de sentido entre as orações do texto, caso se substituísse senão (l.3) por apenas.
Julgue os seguintes itens quanto às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima apresentado.
A substituição de "poder-se-ia dizer" (l.6-7) pela forma menos formal poderia se dizer preservaria a correção gramatical do texto, desde que fosse respeitada a obrigatoriedade de não se usar hífen, para se reconhecer que o pronome se está antes do verbo dizer, e não depois do verbo poderia.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A palavra "segregados" (l.11) está sendo empregada com o sentido de marginalizados, isolados.
Em relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 2, o sinal de dois-pontos é empregado para introduzir a enumeração anunciada por dois grandes temas de investigação.
Acerca das estruturas linguísticas do texto acima e da sua tipologia, julgue os itens que se seguem.
Em baseiam-se (l.2), o pronome -se indica que o sujeito dessa oração é indeterminado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...