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A respeito do texto acima, julgue os itens de 6 a 10.
Emprega-se o acento grave em chegar às prateleiras (l.30-31) porque o verbo chegar, de acordo com a norma padrão, exige preposição a, que, nesse caso, craseia-se com o artigo, no plural, as.
Julgue os próximos itens, com base na análise do uso das estruturas linguísticas no texto.
Nas linhas 8 e 9, as duas ocorrências do pronome se, em se escreveu e se sentiu, respectivamente, marcam ações reflexivas e referem-se ao mesmo conjunto de pessoas: os jovens brasileiros.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção correta com relação às ideias do texto e às palavras e expressões nele empregadas.
Se o trecho "não deveria haver retaliação" (l.4) estivesse flexionado no plural, a forma verbal "deveria" teria de ser substituída por deveriam
O período "É então (...) desacioná-la" (l.4-6) esclarece que a informação dada ao presidente norte-americano era falsa.
Nas linhas 5 e 6, as orações introduzidas por "quando" permitem uma leitura em que são interpretadas como condição para que a "arma de fim do mundo" (l.4) funcione automaticamente.
No texto, não há como se identificar o sujeito da oração "Por que não contar ao mundo?" (l.7).
O complemento da palavra "inimigo" (l.7) está subentendido, artifício que evidencia que o autor do texto assumiu a perspectiva norte-americana segunda a qual a União Soviética é inimiga.
No que se refere à argumentação do texto e às estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue os itens de 91 a 96.
Na organização da harmonia textual, o emprego do sinal de dois-pontos depois de ser (l.9) e depois de perspectiva (l.12) atende à mesma justificativa gramático-textual a de introduzir uma enumeração relativa à ideia que o antecede.
Quanto ao emprego no texto, a forma verbal
"Há" (l.1) está no presente do indicativo e é empregada como verbo auxiliar.
"espelhando" (l.4) é o verbo principal da oração e está empregada em tempo composto.
"estabeleciam" (l.5) é derivada do verbo estar e está no futuro do pretérito.
"lesiona" (l.10) está no presente do subjuntivo de um verbo da primeira conjugação.
"imobilizada" (l.13) está utilizada como particípio de um verbo irregular: imobilizar.
Considerando as ideias, a estrutura e a organização gramatical do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.
Caso o texto estivesse sendo escrito no formato de uma carta, enviada por um funcionário público para o governador do estado de Santa Catarina, o pronome de tratamento a ser empregado como vocativo seria Vossa Eminência.
A respeito do texto, julgue os itens seguintes.
A segunda vírgula que isola o adjunto adverbial de tempo em 1450 (l.7) pode ser eliminada, sem prejuízo da correção gramatical.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Os itens abaixo apresentam propostas de reescrita para a oração inicial do texto. Julgue-os quanto à concordância verbal e nominal.
I A mudança e a transformação global na estrutura política e econômica no mundo contemporâneo coloca em relevo as questões de identidade.
II A mudança e a transformação globais nas estruturas políticas e econômicas no mundo contemporâneo coloca em relevo as questões de identidade.
III A existência de mudanças e transformações globais nas estruturas políticas e econômicas no mundo contemporâneo coloca em relevo as questões de identidade.
IV O fato de as estruturas políticas e econômicas no mundo contemporâneo passarem por mudanças e transformações globais coloca em relevo as questões de identidade.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
A respeito das estruturas linguísticas e do desenvolvimento argumentativo do texto, julgue os próximos itens.
Considerando-se que, pela argumentação do texto, é possível tomar o sujeito da enunciação (l.5) como o referente do pronome se em Usa-se, por exemplo, a terceira pessoa (l.9-10), simplifica-se o texto, preservandose sua correção gramatical, caso seja omitido o pronome: Usa, por exemplo, a terceira pessoa.
Com referência à organização das ideias no texto, assinale a opção correta.
Na linha 2, o uso do singular em liberdade é responsável pela flexão do singular em falou.
Na linha 4, a substituição do termo Fala-se por Falo manteria coerência com chamo, mas provocaria erro gramatical ao atribuir um sujeito textualmente incoerente para o verbo.
A ideia de suposição ou hipótese seria retirada do texto, mas a coerência entre os argumentos e a correção gramatical seriam mantidas se, em lugar do subjuntivo, fosse usado o modo indicativo em possamos (l.7): podemos.
A flexão de singular em é (l.12) deve-se tanto ao sujeito constituído pelo período sintático Descobrir o que queremos e podemos (l.12) quanto ao singular no predicativo um bom aprendizado (l.12-13).
A flexão de singular em sobra (l.16) deve-se ao uso do singular no termo nossa existência (l.15).
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