Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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A respeito do texto acima, julgue os itens de 6 a 10.

Emprega-se o acento grave em “chegar às prateleiras” (l.30-31) porque o verbo “chegar”, de acordo com a norma padrão, exige preposição a, que, nesse caso, craseia-se com o artigo, no plural, as.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Julgue os próximos itens, com base na análise do uso das estruturas linguísticas no texto.

Nas linhas 8 e 9, as duas ocorrências do pronome “se”, em “se escreveu” e “se sentiu”, respectivamente, marcam ações reflexivas e referem-se ao mesmo conjunto de pessoas: os jovens brasileiros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta com relação às ideias do texto e às palavras e expressões nele empregadas.

  • A.

    Se o trecho "não deveria haver retaliação" (l.4) estivesse flexionado no plural, a forma verbal "deveria" teria de ser substituída por deveriam

  • B.

    O período "É então (...) desacioná-la" (l.4-6) esclarece que a informação dada ao presidente norte-americano era falsa.

  • C.

    Nas linhas 5 e 6, as orações introduzidas por "quando" permitem uma leitura em que são interpretadas como condição para que a "arma de fim do mundo" (l.4) funcione automaticamente.

  • D.

    No texto, não há como se identificar o sujeito da oração "Por que não contar ao mundo?" (l.7).

  • E.

    O complemento da palavra "inimigo" (l.7) está subentendido, artifício que evidencia que o autor do texto assumiu a perspectiva norte-americana segunda a qual a União Soviética é inimiga.

No que se refere à argumentação do texto e às estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue os itens de 91 a 96.

Na organização da harmonia textual, o emprego do sinal de dois-pontos depois de “ser” (l.9) e depois de “perspectiva” (l.12) atende à mesma justificativa gramático-textual — a de introduzir uma enumeração relativa à ideia que o antecede.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao emprego no texto, a forma verbal

  • A.

    "Há" (l.1) está no presente do indicativo e é empregada como verbo auxiliar.

  • B.

    "espelhando" (l.4) é o verbo principal da oração e está empregada em tempo composto.

  • C.

    "estabeleciam" (l.5) é derivada do verbo estar e está no futuro do pretérito.

  • D.

    "lesiona" (l.10) está no presente do subjuntivo de um verbo da primeira conjugação.

  • E.

    "imobilizada" (l.13) está utilizada como particípio de um verbo irregular: imobilizar.

Considerando as ideias, a estrutura e a organização gramatical do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.

Caso o texto estivesse sendo escrito no formato de uma carta, enviada por um funcionário público para o governador do estado de Santa Catarina, o pronome de tratamento a ser empregado como vocativo seria Vossa Eminência.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do texto, julgue os itens seguintes.

A segunda vírgula que isola o adjunto adverbial de tempo “em 1450” (l.7) pode ser eliminada, sem prejuízo da correção gramatical.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os itens abaixo apresentam propostas de reescrita para a oração inicial do texto. Julgue-os quanto à concordância verbal e nominal.

I A mudança e a transformação global na estrutura política e econômica no mundo contemporâneo coloca em relevo as questões de identidade.

II A mudança e a transformação globais nas estruturas políticas e econômicas no mundo contemporâneo coloca em relevo as questões de identidade.

III A existência de mudanças e transformações globais nas estruturas políticas e econômicas no mundo contemporâneo coloca em relevo as questões de identidade.

IV O fato de as estruturas políticas e econômicas no mundo contemporâneo passarem por mudanças e transformações globais coloca em relevo as questões de identidade.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

A respeito das estruturas linguísticas e do desenvolvimento argumentativo do texto, julgue os próximos itens.

Considerando-se que, pela argumentação do texto, é possível tomar o “sujeito da enunciação” (l.5) como o referente do pronome “se” em “Usa-se, por exemplo, a terceira pessoa” (l.9-10), simplifica-se o texto, preservandose sua correção gramatical, caso seja omitido o pronome: Usa, por exemplo, a terceira pessoa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à organização das ideias no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Na linha 2, o uso do singular em “liberdade” é responsável pela flexão do singular em “falou”.

  • B.

    Na linha 4, a substituição do termo “Fala-se” por Falo manteria coerência com “chamo”, mas provocaria erro gramatical ao atribuir um sujeito textualmente incoerente para o verbo.

  • C.

    A ideia de suposição ou hipótese seria retirada do texto, mas a coerência entre os argumentos e a correção gramatical seriam mantidas se, em lugar do subjuntivo, fosse usado o modo indicativo em “possamos” (l.7): podemos.

  • D.

    A flexão de singular em “é” (l.12) deve-se tanto ao sujeito constituído pelo período sintático “Descobrir o que queremos e podemos” (l.12) quanto ao singular no predicativo “um bom aprendizado” (l.12-13).

  • E.

    A flexão de singular em “sobra” (l.16) deve-se ao uso do singular no termo “nossa existência” (l.15).

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