Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Considerando as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 1 a 7.

Em “Cometi apenas um erro” (l.1) e “Tive sempre medo da vida” (l.5), a mudança na ordem dos termos adverbiais para Apenas cometi um erro e Sempre tive medo da vida mantém inalterado o sentido desses períodos no texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da organização do texto, julgue os itens a seguir.

A conjunção "e" (l.4) liga dois complementos para a expressão "É obvio" (l.3).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à redação de correspondências oficiais, julgue os itens a seguir.

Desconsiderando-se as margens e os espaços adequados, respeitam as normas de redação de um documento oficial encaminhado por um chefe de seção a seu diretor o seguinte trecho, contendo o parágrafo final e fecho de um ofício.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, a respeito das ideias e da organização do texto acima.

Na linha 12, o sinal de dois-pontos introduz uma explicação da “tensão” mencionada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 1 a 10, a respeito da organização das ideias no texto acima.

O sinal de crase em "oferecidos à nossa percepção e às nossas vivências" (l.4-5) indica que "oferecidos" tem complemento regido pela preposição a.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da organização do texto, julgue os itens a seguir.

Preservam-se a coerência dos argumentos e a correção gramatical do texto com a substituição da conjunção "Se" (l.9) por Caso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à redação de correspondências oficiais, julgue os itens a seguir.

Documentos oficiais em forma de ofício, memorando, aviso e exposição de motivos têm em comum, entre outras características, a aposição da data de sua assinatura e emissão, que deve estar alinhada à direita, logo após a identificação do documento com o tipo, o número do expediente e a sigla do órgão que o emite.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 1 a 10, a respeito da organização das ideias no texto acima.

Preservam-se as relações de coerência e a correção gramatical do texto ao se inserir a preposição de logo depois da forma verbal "imaginar" (l.2), escrevendo-se: (...) imaginar de que o real (...).

  • C. Certo
  • E. Errado

Os itens que se seguem apresentam trechos adaptados de depoimentos de alunos da UNIPAMPA. Julgue-os quanto à obediência às normas gramaticais de emprego dos sinais de pontuação e das classes de palavras, assim como de organização sintática da oração e do período.

Percebo que “arriscar-se” em uma instituição que dá seus primeiros passos é desbravador e, ao mesmo tempo, nebuloso, pois não sabemos com clareza onde fincarmos os pés, mas queremos construir um espaço educacional que proporcione amadurecimento, conhecimento e crescimento a todos: professores, funcionários e alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

O sujeito da frase "É de posse e domínio públicos" (l.5) é o vocábulo "área" (l.2).

  • C. Certo
  • E. Errado
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