Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da organização das estruturas linguísticas do texto acima e da redação de correspondências oficiais, julgue os itens subsequentes.
Na relação entre as ideias do texto, subentende-se ao imediatamente antes de "tentar" (l.3) e de "andar" (l.6); por isso, a inserção de ao nessas posições tornaria o texto mais claro, além de manter a sua correção gramatical.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Os itens que se seguem apresentam trechos adaptados de depoimentos de alunos da UNIPAMPA. Julgue-os quanto à obediência às normas gramaticais de emprego dos sinais de pontuação e das classes de palavras, assim como de organização sintática da oração e do período.
Sinto-me honrado em fazer parte das primeiras turmas que se formarão nesta universidade, sempre desejada pelos gaúchos do sul do estado, sendo hoje uma realidade graças à todos aqueles que, de alguma forma, colaboraram para a realização desse maravilhoso projeto.
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao texto acima, julgue os seguintes itens.
No período "Regulavam as culturas; poliam as gentes; aformoseavam a terra" (l.21-22), o sujeito das orações é indeterminado.
A respeito da organização das estruturas linguísticas do texto acima e da redação de correspondências oficiais, julgue os itens subsequentes.
A fragmentação sintática de ideias coordenadas, decorrente do emprego do ponto-final antes de "Sobretudo" (l.2), de "Ou" (l.6) e de "São situações" (l.7), que é admitida em textos jornalísticos, deve ser evitada, para facilitar a objetividade e a clareza, na redação de documentos oficiais.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Os itens que se seguem apresentam trechos adaptados de depoimentos de alunos da UNIPAMPA. Julgue-os quanto à obediência às normas gramaticais de emprego dos sinais de pontuação e das classes de palavras, assim como de organização sintática da oração e do período.
Desafios, temo-los todos os dias; imperfeições, esbarramos nelas a cada hora o diferencial é como agimos diante deles.
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das estruturas linguísticas e das ideias do texto acima.
Preservam a coerência entre os argumentos e a correção gramatical do texto as seguintes alterações na sua pontuação: a substituição de dois-pontos depois de America Central (l.6) por vírgula; na linha 20, a substituição do ponto depois de maia por dois-pontos, acompanhada da mudança de grafia de inicial maiúscula para minúscula em Os.
Com base no texto apresentado, julgue os itens de
9 a 21.Manteria a correção gramatical e o sentido do texto a inserção de há dois quarteirões no lugar de "a dois quarteirões" (l.28-29).
Com relação às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes.
Preservam-se a coerência entre as ideias e a correção gramatical do texto, ao se substituir a conjunção que inicia o segmento e não o particular (l.11-12) por vírgula.
Acerca dos sentidos e dos elementos de coesão e de referenciação presentes no texto, julgue (C ou E) os itens subseqüentes.
O substantivo "duelo" (l.2) resume, com certa dose de ironia, o episódio narrado no primeiro período do texto.
Com base no texto apresentado, julgue os itens de
9 a 21.A substituição de "cerca de" (l.2) por acerca de manteria a correção gramatical do período.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...