Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação às estruturas linguísticas e às ideias do texto I, julgue os itens a seguir.

Na linha 5, o emprego do travessão tem a função de enfatizar a ausência de contato humano nas atividades realizadas no cotidiano, que são narradas no primeiro parágrafo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às estruturas linguísticas e às ideias do texto I, julgue os itens a seguir.

Haveria prejuízo para a correção gramatical do texto se, feitos os devidos ajustes de maiúsculas e minúsculas, o ponto final logo após “século XIX” (l.9) fosse substituído por vírgula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às estruturas linguísticas e às ideias do texto I, julgue os itens a seguir.

Na linha 9, os dois-pontos têm a função de introduzir uma explicação referente à informação anterior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais previstos no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem. O pronome de tratamento adequado para se dirigir a desembargadores e a auditores da justiça militar é “Vossa Excelência”.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às estruturas linguísticas do texto II e às ideias nele desenvolvidas, julgue os próximos itens.

Na linha 24, o emprego da vírgula após o travessão é facultativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às estruturas linguísticas do texto II e às ideias nele desenvolvidas, julgue os próximos itens.

Sem prejuízo para a correção gramatical do texto, o pronome “você”, em suas duas ocorrências (l. 4 e 22), poderia ser substituído por alguém.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima.

Preservam-se o sentido e a correção gramatical do texto ao acrescentar de ideias após “troca” (l.4) e do que grupos mais homogêneos após “melhor” (l.9).

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às estruturas linguísticas do texto II e às ideias nele desenvolvidas, julgue os próximos itens.

A correção gramatical e os sentidos do texto seriam preservados caso o trecho “a zona que abrange quase toda a vida conhecida” (l. 6 e 7) fosse reescrito da seguinte forma: a área que preserva quase toda a vida de que se têm conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima.

Na linha 3, a supressão do termo “em” manteria a correção gramatical e o sentido original do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, referentes às ideias e às estruturas linguísticas do texto III.

Haveria prejuízo para a correção gramatical do texto caso o pronome “se”, em “Amanda recusou-se” (l.5), fosse deslocado para imediatamente antes da forma verbal “recusou”: Amanda se recusou.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...