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Julgue os itens que se seguem, relativos à redação de expedientes.
A exposição de motivos, de acordo com sua finalidade, apresenta duas formas básicas de estrutura: uma para aquela que tenha caráter exclusivamente informativo e outra para a que proponha alguma medida ou submeta projeto de ato normativo.
A propósito da sintaxe de regência do português do Brasil, comparativamente à variedade encontrada no texto do moçambicano Mia Couto, julgue (C ou E) os próximos itens.
No trecho "ele se tornou num estranho, alheio e distante" (l.20-21), a regência do verbo tornar corresponde à que é prescrita no português do Brasil.
Considerando o texto acima e as normas da redação oficial, assinale a opção correta.
Por ser dirigido a gestores municipais, o ofício teria de apresentar, em seu corpo, uma exposição de motivos, na qual fosse submetido à consideração deles o projeto do Plano de Contas Único.
Por ter como finalidade o tratamento de assuntos oficiais, não é apropriado que, no ofício, haja referência a correspondências não-oficiais, como telegramas.
Por estar no corpo do documento, o pronome de tratamento Sua Excelência teria de constar no vocativo Senhor Gestor(a).
Por ser endereçado a autoridades que não são hierarquicamente superiores, o ofício apresenta o termo Atenciosamente em seu fecho.
Por ser um ofício, o documento deveria ser expedido e assinado por um departamento administrativo do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.
Julgue os itens de 12 a 15, a respeito da organização das ideias no texto acima.
Para evitar o uso de muitas preposições no mesmo período sintático e deixar o texto mais conciso e objetivo, a retirada da preposição do termo "em que" (l.8) preservaria a coerência e a correção gramatical do texto.A propósito da sintaxe de regência do português do Brasil, comparativamente à variedade encontrada no texto do moçambicano Mia Couto, julgue (C ou E) os próximos itens.
Em "Comece em seu pai, Fulano Malta" (l.13), o emprego do verbo transitivo indireto obedece à prescrição gramatical brasileira.
Considerando as ideias, a estrutura e a organização gramatical do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.
Predomina, no texto, a estrutura argumentativa, em que o autor pretende defender a ideia de que é possível tirar lições a partir de tragédias como a que aconteceu em Santa Catarina.
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
O segmento apesar de não saberem ler e escrever (l.12-13) pode ser substituído por embora não saibam ler e escrever, sem prejuízo para a correção gramatical e para as informações originais do período.
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base nas estruturas linguísticas e nas relações argumentativas do texto acima, julgue os itens seguintes.
Em textos de normatização mais rígida do que o texto jornalístico, como os textos de documentos oficiais, a contração de preposição com artigo, com em "da igualdade" (l.16), deve ser desfeita, devendo-se escrever de a igualdade, para que o sujeito da oração seja claramente identificado.
E se todos os carros fossem elétricos? Fazem-se muitas conjecturas a respeito dessa questão. Entre elas, encontram-se as apresentadas nos itens seguintes, que devem ser julgados quanto à correção gramatical.
I O ar, nas cidades, ficariam melhor que em feriado popular; já se sabem que os carros elétricos não soltam nada pelo escapamento, coisa que nem tem.
II As avenidas ficariam bem mais silenciosas, já que carros assim não fazem barulho, fora o buzinaço que não vai acabar nunca.
III É obvio que uma mudança dessas deixaria os países do mundo menos dependente de petróleo.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo.
Apenas o item III está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção correspondente à proposta de substituição para o texto que provoca erro ou incoerência textual.
fosse em lugar de "fossem eles" (l.2)
seus em lugar de "cujos" (l.4)
Acabarem os monopólios de interpretação em lugar de "O fim dos monopólios de interpretação" (l.6-7)
deixar de em lugar de "senão" (l.14)
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