Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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A respeito dos sentidos e de aspectos linguísticos do texto CB3A1AAA, julgue os próximos itens.

Seria mantido o sentido original do texto caso o trecho “quando há algum problema que precisa ser solucionado rapidamente” (l. 5 e 6) fosse deslocado para o início do período, desde que realizados os devidos ajustes nas letras maiúsculas e minúsculas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue os itens que se seguem.

A substituição da expressão “todo aquele” (l.10) por todos manteria o sentido original e a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ideias do texto CB1A1BBB e aos seus aspectos linguísticos, julgue os itens a seguir.

A supressão do acento grave, indicativo de crase, no trecho “que Claparède compara à que Copérnico realizou na astronomia” (l. 5 e 6), prejudicaria a correção gramatical do texto, dada a impossibilidade de omissão do artigo definido no contexto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ideias do texto CB1A1BBB e aos seus aspectos linguísticos, julgue os itens a seguir.

Os travessões foram empregados no texto (l. 4 e 5) para isolar uma expressão de natureza explicativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue os itens subsecutivos.

As atividades lúdicas são exemplo de prática escolar representativa da concepção educativa abordada no texto, também presente nas referidas diretrizes, uma vez que tornam significativos os espaços-tempos de formação e aumentam a interação entre professor e estudantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB3A2BBB, assinale a opção correta.

  • A. A correção gramatical do texto seria preservada se a palavra “perpétua” (l.7) fosse registrada sem o acento.
  • B. A forma verbal “estão” (l.2) está no plural para concordar com “direitos humanos” (l.1).
  • C. No texto, a palavra “Estado” refere-se às unidades federativas que constituem o Brasil.
  • D. A supressão da palavra “três” (l.10) preservaria a correção gramatical do texto.
  • E. O sentido do texto seria preservado caso a palavra “mesmo” (l.11) fosse deslocada para imediatamente depois da forma verbal “são” (l.10).

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue os próximos itens.

As palavras “pedagogicamente” (l.8), “fortemente” (l.14) e “historicamente” (l.27) são formadas por derivação sufixal e apresentam dois acentos tônicos: o principal herdado das palavras primitivas e o secundário, introduzido pelo sufixo “-mente”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Preservando-se a correção gramatical do texto CB3A2BBB, os termos “não hᔠ(l.12) e “não existem” (l.13) poderiam ser substituídos, respectivamente, por

  • A. não existe e não têm.
  • B. não existe e inexiste.
  • C. inexiste e não há.
  • D. inexiste e não acontece.
  • E. não tem e não têm.

Com relação a aspectos gramaticais do texto III, julgue (C ou E) os próximos itens.

A substituição do vocábulo “encharcado” (l.37) por repleto preservaria o estilo original do período, embora acarretasse prejuízo ao teor metafórico da construção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos sentidos e de aspectos linguísticos da oração “Tinha chegado o tempo da colheita”, que inicia o texto CB3A2AAA, assinale a opção correta.

  • A. A forma verbal “Tinha” foi empregada no sentido de possuir, assim como na oração “eu tinha um peso enorme no coração” (l. 2 e 3).
  • B. Essa oração informa o momento em que se encontra a personagem enquanto narra os fatos.
  • C. Caso o trecho “o tempo da colheita” fosse substituído por a colheita, a palavra “chegado” deveria ser flexionada no feminino — chegada.
  • D. A forma verbal “Tinha” poderia ser substituída por Havia, sem prejuízo da correção gramatical nem do sentido original do texto.
  • E. A substituição do vocábulo “o” por ao preservaria o sentido original do texto, mas prejudicaria sua correção gramatical.
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