Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
A respeito dos sentidos e de aspectos linguísticos do texto CB3A1AAA, julgue os próximos itens.
Seria mantido o sentido original do texto caso o trecho quando há algum problema que precisa ser solucionado rapidamente (l. 5 e 6) fosse deslocado para o início do período, desde que realizados os devidos ajustes nas letras maiúsculas e minúsculas.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue os itens que se seguem.
A substituição da expressão todo aquele (l.10) por todos manteria o sentido original e a correção gramatical do texto.Com relação às ideias do texto CB1A1BBB e aos seus aspectos linguísticos, julgue os itens a seguir.
A supressão do acento grave, indicativo de crase, no trecho que Claparède compara à que Copérnico realizou na astronomia (l. 5 e 6), prejudicaria a correção gramatical do texto, dada a impossibilidade de omissão do artigo definido no contexto.Com relação às ideias do texto CB1A1BBB e aos seus aspectos linguísticos, julgue os itens a seguir.
Os travessões foram empregados no texto (l. 4 e 5) para isolar uma expressão de natureza explicativa.Língua Portuguesa - Língua Portuguesa e Ensino - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue os itens subsecutivos.
As atividades lúdicas são exemplo de prática escolar representativa da concepção educativa abordada no texto, também presente nas referidas diretrizes, uma vez que tornam significativos os espaços-tempos de formação e aumentam a interação entre professor e estudantes.Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB3A2BBB, assinale a opção correta.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue os próximos itens.
As palavras pedagogicamente (l.8), fortemente (l.14) e historicamente (l.27) são formadas por derivação sufixal e apresentam dois acentos tônicos: o principal herdado das palavras primitivas e o secundário, introduzido pelo sufixo -mente.Preservando-se a correção gramatical do texto CB3A2BBB, os termos não há (l.12) e não existem (l.13) poderiam ser substituídos, respectivamente, por
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Com relação a aspectos gramaticais do texto III, julgue (C ou E) os próximos itens.
A substituição do vocábulo encharcado (l.37) por repleto preservaria o estilo original do período, embora acarretasse prejuízo ao teor metafórico da construção.Acerca dos sentidos e de aspectos linguísticos da oração Tinha chegado o tempo da colheita, que inicia o texto CB3A2AAA, assinale a opção correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...