Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação a aspectos linguísticos e textuais do texto III, julgue (C ou E) os seguintes itens.
Com o emprego de construções como Vistas as coisas de hoje (l.43) e Difícil imaginar os motivos (l.48) e da forma verbal pensamos (l.49), o autor confere um tom impessoal ao texto.Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
No texto CG3A1BBB, a oração ao se discutir uma proposta educacional baseada em competências (l. 25 e 26) exprime, no período em que ocorre, uma ideia de
Em cada uma das próximas opções, é apresentada uma proposta de reescrita para o seguinte período do texto CB1A1AAA: A Lei do Ventre Livre, que a imprensa da Corte havia recebido com muita festa, não merecera o mais breve registro da imprensa de São Luís. (l. 17 a 20). Assinale a opção em que a reescrita proposta preserva o sentido original e a correção gramatical do texto.
A respeito dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto anteriormente apresentado, julgue os próximos itens.
Seriam mantidos o sentido e a correção gramatical do texto caso fosse introduzida a preposição sobre imediatamente após perguntou-lhe (l.11).A correção gramatical e o sentido original do texto CB1A1AAA seriam preservados caso fosse suprimido o
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue os próximos itens.
O verbo haver foi empregado na linha 18 como sinônimo de existir. Embora esses verbos tenham sentido semelhante, a substituição de um pelo outro no texto modificaria as relações sintáticas entre o verbo e o termo um pressuposto (l.19).Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
A respeito dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto anteriormente apresentado, julgue os próximos itens.
Na linha 9, o pronome nos, na oração em que ocorre, exerce a função de complemento direto da forma verbal perguntamos.A respeito dos sentidos e de aspectos linguísticos do texto CB3A1AAA, julgue os próximos itens.
Seriam mantidos a correção gramatical e o sentido original do texto se o trecho O monitor (...) na esfera educacional (l. 1 a 3) fosse reescrito da seguinte forma: Também chamado de inspetor ou bedel, o monitor é um dos profissionais mais atuantes na área educacional, em algumas instituições.A respeito dos sentidos e de aspectos linguísticos do texto CB3A1AAA, julgue os próximos itens.
A forma verbal transita (l.3) foi empregada para transmitir a ideia de que o monitor muda constantemente de função na escola.A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue os itens que se seguem.
A correção gramatical e o sentido do texto seriam preservados caso o trecho expressá-los com objetividade e competência (l. 6 e 7) fosse reescrito da seguinte maneira: expressá-los objetiva e competentemente.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...