Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos aspectos gramaticais do texto anterior, julgue os itens a seguir.
As expressões "as escolas" (l. 22-23) e "as respostas" (l.23) exercem a mesma função sintática.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação às estruturas lingüísticas e às idéias do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A palavra "mote" (l.9) está sendo empregada no texto com o sentido de tema.
Entre as qualidades comumente atribuídas ao texto escrito, estão a coerência, a clareza, a concisão e a correção. De acordo com João L. Ney, em sua obra Prontuário de Redação Oficial, para se obter concisão, é preciso evitar: informações supérfluas para o objetivo que se quer alcançar, palavras e adjetivações inúteis, perífrases ou circunlóquios, redundâncias e repetições excessivas.
Acerca das informações e o texto acima, que é parte de um relatório, bem como técnicas de redação, julgue os itens de 41 a 50.
As técnicas de redação recomendam evitar períodos muito longos, que podem comprometer a clareza de um texto. Nesse sentido, o primeiro período do texto em questão poderia ser dividido em dois.
Com referência aos aspectos semânticos e gramaticais do texto II, julgue os itens que se seguem.
As aspas foram empregadas com a mesma finalidade no primeiro parágrafo do texto I e no último parágrafo do texto II.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção em que todas as palavras estão acentuadas segundo a mesma regra.
parênteses, próxima, múltiplas
várias, audiência, ninguém
época, obrigadíssimo, está
vício, vírus, é
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o texto acima, julgue os itens de 22 a 30.
A forma verbal elaborou (l.11) está no singular porque concorda com o núcleo do sujeito da oração: número (l.10).
Acerca das estruturas lingüísticas e das idéias do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.
Na frase "Trata-se do primeiro encontro de uma série" (L.12), ocorre a elipse da expressão de encontros logo após a palavra "série".
Entre as qualidades comumente atribuídas ao texto escrito, estão a coerência, a clareza, a concisão e a correção. De acordo com João L. Ney, em sua obra Prontuário de Redação Oficial, para se obter concisão, é preciso evitar: informações supérfluas para o objetivo que se quer alcançar, palavras e adjetivações inúteis, perífrases ou circunlóquios, redundâncias e repetições excessivas.
Acerca das informações e o texto acima, que é parte de um relatório, bem como técnicas de redação, julgue os itens de 41 a 50.
Relatórios são tipos de documento em que um funcionário dá a conhecer, ao seu superior imediato, de maneira informal e descontraída, a sua opinião pessoal sobre determinado fato.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência à grafia e à acentuação gráfica, julgue os fragmentos de texto apresentados nos itens seguintes.
Muita gente reclama que as comparações feitas, com base no PISA, que colocam países pobres ao lado das nações mais desenvolvidas, são injustas.
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Texto para as questões de 27 a 29
Preservam-se a coerência entre os argumentos do texto e o atendimento às regras da norma padrão da língua portuguesa ao se substituir
"pôr" (l.4) por pô-la.
"transformam" (l.7) por transformam-se.
"torná-las" (l.8) por tornar-se.
tornaram-se" (l.10) por torna-mo-nos.
"se percebeu" (l.17) por percebeu-se.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...