Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base nesse texto, julgue os itens de 126 a 135.
Na linha 4, a forma verbal "encontra", que, com rigor gramatical, deveria estar flexionada no plural, estabelece concordância com o núcleo mais próximo do sujeito da oração — o termo "problema".
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quanto aos sentidos e aos aspectos estruturais e lingüísticos do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
De acordo com as regras de acentuação gráfica da língua portuguesa, a palavra "ibero-americanos" (l.2) também poderia ser corretamente escrita da seguinte forma: íbero-americanos.
Em relação ao texto acima, julgue os itens de 6 a 10.
Na linha 10, a palavra "amazônica" é um adjetivo.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no texto apresentado, julgue os itens de 9 a 21.
A forma verbal apresentam (l.25) está flexionada no plural porque se refere aos elementos da cadeia coesiva formada por consequências (l.18), outras mais graves (l.22) e Estas (l.24).
Com base no trecho acima, no qual Antonio Candido expõe a lógica histórico-literária segundo a qual se desenvolveu a literatura brasileira, e na dinâmica dos períodos literários brasileiros, julgue os itens a seguir.
No Romantismo, o esforço em se realizar uma literatura brasileira diferente da produzida nos centros culturais europeus atingiu seu ápice, quando a ideia da cor local se tornou verdadeira obsessão dos autores e foi colocada em prática, por exemplo, nas manifestações da prosa indianista e regionalista.
Acerca das idéias e das estruturas do texto, julgue os próximos itens.
Na linha 26, com o emprego do mas o autor apresenta dois fatos entre os quais há relação de adversidade.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando aspectos de grafia, acentuação, flexão nominal e pontuação, assinale a opção correta.
As palavras "distâncias" (l
A retirada das vírgulas que isolam a oração "para refazer as suas energias produtivas" (l
A flexão de plural da palavra "mão-de-obra" (l
Na linha 13, o emprego da vírgula logo após "valores" é facultativo e, por isso, sua retirada não alteraria o sentido do texto.
A palavra "ascender" (l
Com referência ao texto acima, julgue os itens de 1 a 10.
Altera-se a voz verbal da ativa para a passiva e preservam-se o significado e a correção do período, se a oração "No ano 2000, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou o Relatório Mundial de Saúde" (L.8-9) for reescrita do seguinte modo: No ano 2000, publicou-se o Relatório Mundial de Saúde.
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da análise das idéias e das estruturas lingüísticas do texto de Roberto Amaral, julgue os itens a seguir.
O vocábulo "condições" (l.6) é núcleo do complemento do verbo "escolher" em suas duas ocorrências na linha 5.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...