Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Na linha 3, o sinal de dois-pontos depois de "coisas" tem a função de introduzir uma explicação, ou justificativa, para a idéia expressa nas orações anteriores. Essa função deixaria de ser marcada pela pontuação caso esse sinal fosse substituído pelo ponto "com o correspondente ajuste na letra inicial de "brincar", mas a coerência e a correção gramatical do texto seriam preservadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima.

A forma verbal “devem” (l.6) está no plural para concordar com o sujeito composto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às informações do texto acima e à sua organização, julgue os itens de 1 a 8.

Embora "se", em "se coloca" (L.11-12), possa ser classificado como partícula apassivadora tanto quanto como pronome reflexivo, é nesta última função que está empregado no texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da organização do texto acima, julgue os seguintes itens.

A relação que o período iniciado por "Assim sendo" (l.11) mantém com as idéias do período imediatamente anterior permite que esse termo seja substituído por Desse modo ou Por isso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta quanto à redação de correspondências oficiais.

  • A.

    A ata é um documento de valor jurídico e, por essa razão, não pode conter rasuras.

  • B.

    Na atualidade, o fecho das correspondências oficiais se restringe ao termo Atenciosamente, que deve ser empregado em documentos dirigidos a todas as autoridades, independentemente da hierarquia do cargo.

  • C.

    Ofício é uma correspondência dirigida somente aos chefes de seção do mesmo órgão.

  • D.

    Memorando é o expediente utilizado nas solicitações de serviços entre diferentes órgãos da administração pública.

A respeito das estruturas lingüísticas do texto acima e dos sentidos por ele produzidos, julgue os itens seguintes.

Por constituir uma expressão adverbial deslocada para depois do sujeito, seria correto que a expressão "cada vez mais" (l.1) estivesse, no texto, escrita entre vírgulas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir das idéias e da estrutura desse texto, julgue os itens de 1 a 20.

As propostas apresentadas tanto em V quanto em VI estão formuladas como períodos compostos por subordinação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto precedente, julgue os itens seguintes quanto à correção gramatical.

As palavras "África" (l. 8) e "América" (l. 9) são acentuadas de acordo com a mesma regra gramatical.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os trechos abaixo constituem um texto, adaptado de Leandro Konder (Op. cit.). Assinale a opção que apresenta erro de grafia.

  • A.

    Indaga-se, por exemplo: com que direito os professores exigem dos alunos que leiam as obras-primas da literatura mundial, que percam tanto tempo estudando a Antígona, de Sófocles, o Hamlet, de Shakespeare ou os poemas de Baudelaire?

  • B.

    Um estudante, dois ou três anos passados, queria saber qual seria o prazer proporcionado pelos clássicos. E explicava: "Se eu dedicar meia hora a um joguinho eletrônico, terei um intretenimento muito mais prazeroso do que lendo Kafka, Proust ou Dostoievski."

  • C.

    Ponderei que isso dependia das ambições do seu conhecimento. Se lhe basta meia hora de joguinhos eletrônicos e ele dispensa os clássicos, tornar-se-á um inculto. Conforme advertência do já citado filósofo Hegel: "Na facilidade com que o espírito se satisfaz, pode-se medir a extensão da sua perda."

  • D.

    Nas condições da indústria cultural, as criações proporcionam pequenos impactos imediatos, que não contribuem nem para as rupturas, nem para a continuidade necessária do processo histórico.

A partir da leitura dos dois textos acima, julgue os itens de 13 a 20.

A flexão de plural em lugar de "Pode-se" (l.10) respeita as regras de concordância com o sujeito oracional "dar a entender" (l.10).

  • C. Certo
  • E. Errado
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