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A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 3, o sinal de dois-pontos depois de "coisas" tem a função de introduzir uma explicação, ou justificativa, para a idéia expressa nas orações anteriores. Essa função deixaria de ser marcada pela pontuação caso esse sinal fosse substituído pelo ponto "com o correspondente ajuste na letra inicial de "brincar", mas a coerência e a correção gramatical do texto seriam preservadas.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima.
A forma verbal devem (l.6) está no plural para concordar com o sujeito composto.
Com relação às informações do texto acima e à sua organização, julgue os itens de 1 a 8.
Embora "se", em "se coloca" (L.11-12), possa ser classificado como partícula apassivadora tanto quanto como pronome reflexivo, é nesta última função que está empregado no texto.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da organização do texto acima, julgue os seguintes itens.
A relação que o período iniciado por "Assim sendo" (l.11) mantém com as idéias do período imediatamente anterior permite que esse termo seja substituído por Desse modo ou Por isso.
Assinale a opção correta quanto à redação de correspondências oficiais.
A ata é um documento de valor jurídico e, por essa razão, não pode conter rasuras.
Na atualidade, o fecho das correspondências oficiais se restringe ao termo Atenciosamente, que deve ser empregado em documentos dirigidos a todas as autoridades, independentemente da hierarquia do cargo.
Ofício é uma correspondência dirigida somente aos chefes de seção do mesmo órgão.
Memorando é o expediente utilizado nas solicitações de serviços entre diferentes órgãos da administração pública.
A respeito das estruturas lingüísticas do texto acima e dos sentidos por ele produzidos, julgue os itens seguintes.
Por constituir uma expressão adverbial deslocada para depois do sujeito, seria correto que a expressão "cada vez mais" (l.1) estivesse, no texto, escrita entre vírgulas.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir das idéias e da estrutura desse texto, julgue os itens de 1 a 20.
As propostas apresentadas tanto em V quanto em VI estão formuladas como períodos compostos por subordinação.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o texto precedente, julgue os itens seguintes quanto à correção gramatical.
As palavras "África" (l. 8) e "América" (l. 9) são acentuadas de acordo com a mesma regra gramatical.
Os trechos abaixo constituem um texto, adaptado de Leandro Konder (Op. cit.). Assinale a opção que apresenta erro de grafia.
Indaga-se, por exemplo: com que direito os professores exigem dos alunos que leiam as obras-primas da literatura mundial, que percam tanto tempo estudando a Antígona, de Sófocles, o Hamlet, de Shakespeare ou os poemas de Baudelaire?
Um estudante, dois ou três anos passados, queria saber qual seria o prazer proporcionado pelos clássicos. E explicava: "Se eu dedicar meia hora a um joguinho eletrônico, terei um intretenimento muito mais prazeroso do que lendo Kafka, Proust ou Dostoievski."
Ponderei que isso dependia das ambições do seu conhecimento. Se lhe basta meia hora de joguinhos eletrônicos e ele dispensa os clássicos, tornar-se-á um inculto. Conforme advertência do já citado filósofo Hegel: "Na facilidade com que o espírito se satisfaz, pode-se medir a extensão da sua perda."
Nas condições da indústria cultural, as criações proporcionam pequenos impactos imediatos, que não contribuem nem para as rupturas, nem para a continuidade necessária do processo histórico.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da leitura dos dois textos acima, julgue os itens de 13 a 20.
A flexão de plural em lugar de "Pode-se" (l.10) respeita as regras de concordância com o sujeito oracional "dar a entender" (l.10).
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