Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do gênero textual e das estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O sentido do período seria mantido, mas a correção gramatical seria prejudicada, caso se substituísse "atingi a síntese perfeita" (l. 23) por cheguei à síntese perfeita.
Acerca das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens de 1 a 13.
No primeiro parágrafo do texto, os travessões foram empregados para traduzir literalmente uma palavra de origem estrangeira.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.
Os termos cercada (l.5) e ameaçada (l.6) estão no feminino singular porque concordam com Conferência (l.3).
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do texto acima, julgue os itens de 1 a 8.
No trecho A dúvida (...) angustiantes (l.1-3), os verbos Interrogar, determinar e situar-se, empregados em sua forma nominal de infinitivo, exercem a função de sujeito da oração em que ocorrem; por isso, a forma verbal são está empregada no plural.
Considerando o texto acima, julgue os itens de 22 a 25.
Haveria coerência com as idéias do texto e respeitaria as normas de redação de documentos oficiais se o texto apresentado fosse incluído como parágrafo inicial em um ofício complementado pelo parágrafo final e o fecho apresentados a seguir.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência às idéias e às estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens de 110 a 120.
Em suas duas ocorrências, a palavra "como" (l. 6 e 27) introduz oração subordinada adverbial comparativa.
Julgue os itens subseqüentes, relativos às idéias e a aspectos gramaticais do texto acima.
O emprego da vírgula após "ambiente" (l.21) justifica-se por isolar oração subordinada adjetiva explicativa.
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
O termo "Mas" (L.10) pode, sem prejuízo para a correção gramatical do período e sem alteração da informação original, ser substituído por qualquer um dos seguintes termos: Porém, Contudo, Todavia, Porquanto, Entretanto, Conquanto.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito das ideias veiculadas no texto acima e de suas estruturas linguísticas, julgue os itens de 9 a 15.
Na linha 25, a forma verbal Devoram está no plural para concordar com seu sujeito: As crianças (l.23).
Com base no texto, assinale a opção correta no que se refere ao valor lógico e sintático das preposições e conjunções.
No primeiro parágrafo, a preposição "para", em suas três ocorrências (l
Na linha 11, a conjunção "Quando" tem valor condicional e, por isso, poderia ser substituída por
Mantendo-se as relações de sentido originais do texto, os dois períodos do terceiro parágrafo poderiam ser ligados por meio da conjunção
Sem alterar o sentido original do texto e mantendo-se a correção gramatical, o trecho "dada a diversidade de situações regionais" (l
A conjunção "se", na linha 27, poderia, sem prejuízo para a correção sintática do período, ser substituída por
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...