Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Supondo que o texto acima seja a versão preliminar de parte de um relatório de avaliação do desempenho da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e que tenha sido encaminhado para revisão, julgue os itens de 91 a 102, no que se refere à adequação da linguagem a documentos oficiais.
Para se garantir a coerência e a correção gramatical do último parágrafo do texto, deve-se transformar o sujeito, que é composto, em sujeito simples, retirandose o trecho "a de avaliação" e deixando-se o verbo compor como está, no singular.
Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Na linha 2, a forma verbal "há", nas duas ocorrências, poderia ser corretamente substituída pela forma existe.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito das estruturas sintáticas do texto, julgue os itens a seguir. I No trecho "O homem trouxe o cavalo cá bem junto" (
II Em "Tudo era uma claridade" (l.24-25), o sujeito "Tudo" engloba o sentido de "as coisas, as árvores, as caras das pessoas" (l.25-26).
III Se as duas ocorrências da conjunção "e", em "Tudo era uma claridade, tudo novo e lindo e diferente" (l.24-25), forem substituídas por vírgula, o trecho continuará correto e coerente.
Assinale a opção correta.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Nos itens a seguir, os fragmentos constituem trechos sucessivos e adaptados do editorial de O Estado de Minas de 8/10/2008. Julgue-os quanto à correção gramatical.
Em estudo que acaba de ser divulgado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), ressalta-se o impacto das mudanças na distribuição das faixas etárias da população brasileira.
Com relação à organização das idéias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens de 103 a 112.
Além dos nomes próprios de personalidades republicanas, outros vocábulos evidenciam a distância entre a época em que o texto foi escrito e a atual.
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
As orações que precedem "é" (l.4) constituem o sujeito que leva esse verbo para o singular.
Com referência às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.
Na linha 27, "propensão" tem o significado de pendor, tendência.Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os seguintes itens, relativos à organização do texto acima.
A expressão de sentido figurado "os mesmos sulcos cavados há milênios" (l.16) retoma as idéias dos argumentos iniciais do texto para significar a influência do passado sobre o pensamento.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base na lenda apresentada no texto ao lado, julgue os itens que se seguem.
A substituição da vírgula logo após "pesca" pela conjunção (L.8) torna o período errado.Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os próximos itens, relativos às idéias do texto acima e às estruturas lingüísticas nele empregadas.
Em "na raiz do que se pode chamar" (l.9-10), a substituição de "do" por daquilo mantém a correção gramatical do texto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...