Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em cada opção a seguir, é apresentada uma adaptação de um trecho de texto. Assinale a opção em que o trecho adaptado está gramaticalmente correto.

  • A.

    Será que nos processos de cassação votar em aberto poderiam mudar o destino dos acusados?

  • B.

    O voto em aberto não mudaria o resultado final; mas, sim, a responsabilidade individual.

  • C.

    Com referência a votação aberta, o eleitor é responsável pelo seu voto; votando sim, ou não, ele admite à responsabilidade pelo voto dado.

  • D.

    Votos fechados, em se tratando de processos de cassação, acarreta responsabilidade difusa, pois ninguém sabe quem votou em quem. Assim todo o eleitorado carregam o ônus do resultado da votação.

  • E.

    A adoção para o voto fechado é muito ruim, assim como a própria instituição, porque sai perdendo.

Com base no texto acima e em conhecimentos acerca da metodologia do ensino de língua portuguesa, julgue os itens de 110 a 115.

O professor de língua portuguesa deve levar o aluno a abandonar a linguagem aprendida no contexto familiar ou social em que vive, para adotar, em todas as situações, o emprego do português no padrão formal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes.

A forma verbal "motivaram" (L.9) está no plural para concordar com "as secas nordestinas e o apelo econômico da borracha" (L.6-7).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas informações do texto e das tabelas acima, julgue os itens que se seguem.

Preservam-se a coerência textual e o respeito às regras de concordância ao se retirar do texto a expressão "Uma compilação de" (L.2), usando-se inicial maiúscula em "estudos" (L.2).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima e em conhecimentos acerca da metodologia do ensino de língua portuguesa, julgue os itens de 110 a 115.

Para desenvolver o gosto dos alunos pela leitura, o professor deve definir leituras obrigatórias para todos eles e, ao final do período de leitura, aplicar uma prova sobre o texto lido, para conferir se a leitura foi realmente realizada.

  • C. Certo
  • E. Errado

O sentido original do texto e a correção gramatical não seriam preservados se se substituísse

  • A.

    "Erigindo, como uns dos seus máximos ideais" (L.3) por Erigindo tal revolução, como uns dos seus máximos ideais.

  • B.

    "engrenagem coronelista, peça fundamental da manipulação" (L.6-7) por engrenagem coronelista, que era uma peça fundamental da manipulação.

  • C.

    "de 24 de fevereiro de 1932, alargou demasiadamente o corpo eleitoral" (L.9-10) por de 24 de fevereiro de 1932, o movimento revolucionário alargou demasiadamente o corpo eleitoral.

  • D.

    "além do sigilo do sufrágio" (L.11-12) por além de ter instituído o sigilo do sufrágio.

  • E.

    "passo decisivo no encolhimento das violências e desmandos nas disputas por cargos eletivos" (L.12-14) por de que foi um passo decisivo no encolhimento das violências e desmandos nas disputas por cargos eletivos.

Mantendo-se a correção gramatical do texto, é correto substituir-se

“onde os fatores externos pouco ou nada interferem no seu desempenho” (l.19-21) por em que os fatores exteriores pouco ou nada influenciam o desempenho empresarial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima e em conhecimentos acerca da metodologia do ensino de língua portuguesa, julgue os itens de 110 a 115.

A produção de textos na escola deve respeitar a natureza da escrita, envolvendo leituras, planejamento, elaboração, revisão e reelaboração da redação a ser produzida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os objetivos, as estruturas lingüísticas e os sentidos dos textos II e III, julgue os itens que se seguem.

No texto II, o autor faz um jogo de palavras com os significados de um substantivo e de um adjetivo, propondo a criação de uma palavra nova.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao verbo dispor, assinale a opção correta.

  • A.

    No período "O candidato considera insuficiente o tempo de que dispõe para fazer a prova", passando-se o sujeito do verbo dispor para o plural, a expressão "de que dispõe" passaria para: de que disponhem.

  • B.

    São formas corretas de conjugação do verbo dispor: eles disporão (futuro), nós dispomos (presente) e eles disporam (pretérito perfeito).

  • C.

    Na frase "Dispôs-se a prestar o concurso", o verbo dispor significa resolver-se, decidir-se, determinar-se.

  • D.

    O verbo dispor está empregado como intransitivo na frase: "O depoimento das testemunhas dispôs o júri à absolvição".

  • E.

    No presente do subjuntivo, conjuga-se dispor como na frase a seguir: "É necessário que dispomos de tempo hábil para concluir o relatório".

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...