Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em cada opção a seguir, é apresentada uma adaptação de um trecho de texto. Assinale a opção em que o trecho adaptado está gramaticalmente correto.
Será que nos processos de cassação votar em aberto poderiam mudar o destino dos acusados?
O voto em aberto não mudaria o resultado final; mas, sim, a responsabilidade individual.
Com referência a votação aberta, o eleitor é responsável pelo seu voto; votando sim, ou não, ele admite à responsabilidade pelo voto dado.
Votos fechados, em se tratando de processos de cassação, acarreta responsabilidade difusa, pois ninguém sabe quem votou em quem. Assim todo o eleitorado carregam o ônus do resultado da votação.
A adoção para o voto fechado é muito ruim, assim como a própria instituição, porque sai perdendo.
Língua Portuguesa - Língua Portuguesa e Ensino - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com base no texto acima e em conhecimentos acerca da metodologia do ensino de língua portuguesa, julgue os itens de 110 a 115.
O professor de língua portuguesa deve levar o aluno a abandonar a linguagem aprendida no contexto familiar ou social em que vive, para adotar, em todas as situações, o emprego do português no padrão formal.
Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes.
A forma verbal "motivaram" (L.9) está no plural para concordar com "as secas nordestinas e o apelo econômico da borracha" (L.6-7).
Com base nas informações do texto e das tabelas acima, julgue os itens que se seguem.
Preservam-se a coerência textual e o respeito às regras de concordância ao se retirar do texto a expressão "Uma compilação de" (L.2), usando-se inicial maiúscula em "estudos" (L.2).
Língua Portuguesa - Língua Portuguesa e Ensino - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com base no texto acima e em conhecimentos acerca da metodologia do ensino de língua portuguesa, julgue os itens de 110 a 115.
Para desenvolver o gosto dos alunos pela leitura, o professor deve definir leituras obrigatórias para todos eles e, ao final do período de leitura, aplicar uma prova sobre o texto lido, para conferir se a leitura foi realmente realizada.
O sentido original do texto e a correção gramatical não seriam preservados se se substituísse
"Erigindo, como uns dos seus máximos ideais" (L.3) por Erigindo tal revolução, como uns dos seus máximos ideais.
"engrenagem coronelista, peça fundamental da manipulação" (L.6-7) por engrenagem coronelista, que era uma peça fundamental da manipulação.
"de 24 de fevereiro de 1932, alargou demasiadamente o corpo eleitoral" (L.9-10) por de 24 de fevereiro de 1932, o movimento revolucionário alargou demasiadamente o corpo eleitoral.
"além do sigilo do sufrágio" (L.11-12) por além de ter instituído o sigilo do sufrágio.
"passo decisivo no encolhimento das violências e desmandos nas disputas por cargos eletivos" (L.12-14) por de que foi um passo decisivo no encolhimento das violências e desmandos nas disputas por cargos eletivos.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Mantendo-se a correção gramatical do texto, é correto substituir-se
onde os fatores externos pouco ou nada interferem no seu desempenho (l.19-21) por em que os fatores exteriores pouco ou nada influenciam o desempenho empresarial.
Língua Portuguesa - Língua Portuguesa e Ensino - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com base no texto acima e em conhecimentos acerca da metodologia do ensino de língua portuguesa, julgue os itens de 110 a 115.
A produção de textos na escola deve respeitar a natureza da escrita, envolvendo leituras, planejamento, elaboração, revisão e reelaboração da redação a ser produzida.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando os objetivos, as estruturas lingüísticas e os sentidos dos textos II e III, julgue os itens que se seguem.
No texto II, o autor faz um jogo de palavras com os significados de um substantivo e de um adjetivo, propondo a criação de uma palavra nova.
Quanto ao verbo dispor, assinale a opção correta.
No período "O candidato considera insuficiente o tempo de que dispõe para fazer a prova", passando-se o sujeito do verbo dispor para o plural, a expressão "de que dispõe" passaria para: de que disponhem.
São formas corretas de conjugação do verbo dispor: eles disporão (futuro), nós dispomos (presente) e eles disporam (pretérito perfeito).
Na frase "Dispôs-se a prestar o concurso", o verbo dispor significa resolver-se, decidir-se, determinar-se.
O verbo dispor está empregado como intransitivo na frase: "O depoimento das testemunhas dispôs o júri à absolvição".
No presente do subjuntivo, conjuga-se dispor como na frase a seguir: "É necessário que dispomos de tempo hábil para concluir o relatório".
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...