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Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação às estruturas lingüísticas do texto acima, assinale a opção correta.
A palavra "também" (L.2) está sendo usada para indicar a competência exclusiva dos tribunais citados para a expedição dos diplomas.
Na linha 3, a substituição de "o eleito" por o eleitor não provoca mudança no sentido do texto nem na estrutura sintática da frase.
A oração "que os candidatos eleitos aos cargos de presidente e vice-presidente da República recebem diplomas assinados pelo presidente do TSE" (L.3-6) exerce a função de sujeito de "Consta" (L.3).
Caso as palavras "presidente" e "vice-presidente", ambas na linha 4, fossem escritas com iniciais maiúsculas, haveria impropriedade vocabular e erro de grafia.
A partir das estruturas e idéias do texto acima, julgue os seguintes itens.
Nas palavras espaia, naváia, faia, atrapáia, observase o fenômeno comum nas variedades não-padrão de realizar semivogal no contexto da consoante lateral palatal /lh/.
Com relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
As formas verbais "Faça" (L.6), "Beba" (L.7) e "Avise" (L.10) são dirigidas diretamente ao leitor — ou ao praticante de esporte.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
As vírgulas logo após "PETROBRAS" (L.2) e "Estrella" (L.3) isolam aposto.
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Mantendo-se a correção gramatical do texto, é correto substituir-se
colocaram a produtividade como principal meta l.11-12) por colocaram-lhe na situação de meta principal.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em relação ao texto apresentado acima, julgue os itens subseqüentes.
A forma verbal "reaparecem" (L.10) está no plural para concordar com "rios caudalosos" (L.9-10).
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O professor, ao trabalhar com textos em sala de aula, deve ter em vista que
a produção textual é uma forma de o aluno se expressar e ser compreendido pelo professor e pelos colegas.
a assimilação é o foco primordial do processo de ensinoaprendizagem baseado no trabalho com textos.
os textos devem ser interpretados primeiramente pelo professor e, somente depois, interpretados e compreendidos pelos alunos.
é obrigação do professor construir o pensamento simbólico a ser interiorizado pelo aluno.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção incorreta acerca das estruturas lingüísticas do texto acima.
""em detrimento" (L.1) está empregado no texto no sentido de em prejuízo.
A partícula""Nem" (L.2) está sendo usada com o sentido de: também não, e nunca, também nunca.
Os termos "líder" (L.1), "o" (L.3) e""ele" (L.3 e 7) são correferentes.
Em "sejam despossuídos, sejam privilegiados" (L.2), observase a figura de linguagem denominada antonomásia.
No nível informal da linguagem oral, poder-se-ia omitir a preposição na expressão "noção bem clara de que"(L.5).
Com relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Como o sujeito da primeira oração inclui palavras no plural, a forma verbal "dobra" (L.1) poderia estar flexionada no plural, sem prejuízo da coerência ou da correção gramatical do texto.
Quanto à pontuação e à redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem, relacionados ao texto acima.
Com o uso de dois-pontos logo após "passaram a ser" (L.18), seria mantida a correção gramatical.
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