Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência ao texto acima e a assuntos por ele evocados, julgue os itens que se seguem.
O emprego de vírgulas nas linhas 5 e 6 e na linha 12 tem justificativa gramatical diferente.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção correta acerca do texto literário.
O texto literário, caracterizado pela fantasia e pelo humor, está desconectado da realidade e, portanto, apresenta-se como atividade lúdica nas práticas de linguagem.
Apesar de ficcional, o texto literário conforma-se rigidamente às regras da língua escrita padrão.
No ensino de língua portuguesa, o texto literário é fundamentalmente um facilitador na abordagem de regras, exceções gramaticais e conteúdos associados a valores morais.
A imaginação e a intenção estética são elementos predominantes na representação da realidade feita pelo texto literário.
Quanto à pontuação e à redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem, relacionados ao texto acima.
Na linha 14, a supressão da vírgula antes de "que" acarretaria alteração do sentido do período.
Com referência às estruturas e às idéias do texto, bem como a aspectos associados aos temas nele tratados, julgue os itens subseqüentes.
As vírgulas logo após "comemorar" (R.4) e "comum" (l.5) podem, sem prejuízo para a correção gramatical do período, ser substituídas por travessões.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O conceito de letramento é definido como
avaliação do índice de indivíduos que sabem ler e escrever em uma comunidade de fala.
estado do indivíduo que aprende a decodificar a língua escrita.
estado ou condição de quem se envolve nas práticas sociais de leitura e escrita.
estado ou qualidade daquele que consegue escrever e ler seu nome.
Assinale a opção que exemplifica o emprego, no texto, de linguagem conotativa (figurada).
Texto para as questões de 1 a 7
Com relação à sintaxe de orações e de períodos contidos no terceiro parágrafo do texto, assinale a opção correta.
O primeiro período, constituído por uma única oração, abre-se com uma circunstância de lugar em que está implícita a palavra empresa.
Não haverá prejuízo para a correção gramatical, caso o segundo período seja assim reescrito: No último ano, três foram contratados e existe vagas abertas.
Em "A dificuldade em contratar deve-se ao fato de que o perfil desse profissional está mudando muito" (L.32-33), identificamse dois verbos flexionados e três empregados na forma nominal.
Na oração "Agrônomo e doutor em engenharia ambiental, João Matos é um desses profissionais" (L.36-37), o sujeito é representado por três núcleos nominais: "agrônomo", "doutor" e "João Matos".
Quanto à pontuação e à redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem, relacionados ao texto acima.
Preserva-se a correção gramatical, se for inserida uma vírgula logo após "INPS" (L.1).
A respeito do texto acima e de aspectos relacionados ao tema nele abordado, julgue os itens a seguir.
Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir a vírgula após "spreads" (l.19) por sinal de dois-pontos.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção correta sobre o tema da aquisição da linguagem.
As propostas de Vygotsky consideram que o desenvolvimento da linguagem tem origens sociais.
O inatismo chomskiano apresenta interface com a visão socioconstrutivista no que diz respeito à aquisição do léxico.
O cognitivismo construtivista, assim como o modelo inatista, estabelece que a aquisição da linguagem ocorre de forma modular e independe de interação com o ambiente.
O cognitivismo construtivista piagetiano considera a interação social requisito básico para a aquisição da linguagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...