Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os fragmentos de texto nos itens seguintes quanto à concordância, à regência e à pontuação.
Os diversos veículos de comunicação a todo instante colocam-lhes em contato com acontecimentos inusitados da vida brasileira: alguns recheados de sensacionalismo, que em um dado momento acabam transformando-os em fenômeno social, devido à uma exploração em massa de episódios da vida real presentes no cotidiano das pessoas comuns.
Com base no texto ao lado, julgue os itens subseqüentes.
O trecho Após (...) vivemos (l.26-31) é adequado para constar do corpo das seguintes correspondências oficiais: requerimento, abaixo-assinado e relatório.
Em relação às idéias do texto acima e às estruturas nele empregadas, julgue os itens que se seguem.
Em Essa responsabilidade lhe impõe (l.5), o pronome lhe pode, sem prejuízo para a correção do período, ser substituído por a.
Quanto ao texto, julgue os itens seguintes.
A substituição dos parênteses empregados nas linhas 8, 9, 12 e 13 por travessões prejudica gramaticalmente o texto.Julgue os fragmentos de texto nos itens seguintes quanto à concordância, à regência e à pontuação.
A mídia não se farta de apresentar e incentivar debates referente à temas polêmicos que envolvam padrões comportamentais, conceitos e modos de vida; exploram, às vezes, de maneira banal, fatos isolados e obtêm daí, preciosos dividendos.
Julgue os itens de 11 a 15, relativos às idéias e às estruturas do texto acima.
A substituição de que (l.11) por cujos mantém a correção gramatical e a coerência do período.
A respeito do texto, julgue os itens que se seguem.
A inserção de uma vírgula após "Observa-se" (l.2) e outra após "casos" (l.3) prejudicaria a correção gramatical do período.Julgue os fragmentos de texto nos itens seguintes quanto à concordância, à regência e à pontuação.
Falam muito, hoje em dia, a respeito de ética na política, no esporte, nas profissões liberais e na relação social.
Em relação ao texto acima, julgue os próximos itens.
Na linha 2, o emprego do modo subjuntivo em seja justifica-se pelo emprego de talvez, que introduz a expressão de uma dúvida, de uma probabilidade.
No texto, em Se tivesse vingado (l.15), o termo sublinhado tem valor
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...