Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O texto apresentará erro gramatical, caso se substitua

  • A. “juntamente” (l.2) por em conjunto.
  • B. “vai funcionar” (l.4) por funcionará.
  • C. “atenderᔠ(l.9) por vai atender.
  • D. “no qual” (l.14) por em cujo.

Nos próximos itens, são apresentados trechos de correspondências oficiais. Julgue-os no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem.

Encaminho, para apreciação de V.Ex.a, o projeto anexo, que, visando ao fortalecimento da organização social, política e econômica das famílias que sobrevivem da agricultura familiar e do agroextrativismo, pode contribuir para a redução das desigualdades sociais e econômicas nas áreas dos babaçuais, no estado do Tocantins.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos sentidos do texto III e utilizando-se das noções de retórica e teoria da argumentação, julgue os itens a seguir.

Nas linhas de 23 a 33, ao empregar verbos no futuro e substantivos adjetivados para criar um possível cenário futuro, o autor recorre ao raciocínio tautológico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens a respeito da organização das estruturas lingüísticas no texto.

Textualmente, na linha 8, a conjunção “como” estabelece uma comparação entre “amor” e “prazer”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir quanto aos sentidos e às estruturas lingüísticas do texto acima.

Em “dar-lhes” (l.19), o emprego da forma pronominal “-lhes”, que se refere a “profissionais” (l.18), justifica-se pela regência transitiva indireta do verbo “dar”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima, julgue os seguintes itens.

Nas linhas 10 e 11, a repetição da conjunção “que” indica que a forma verbal “sugere” é complementada pelas duas orações iniciadas por essa conjunção, sendo, nesse caso, facultativa a segunda ocorrência da conjunção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no que preceituam os manuais de redação oficial e as gramáticas normativas, julgue os itens a seguir, relativos a trechos destacados da carta enviada por Francisco Adolfo de Varnhagen a D. Pedro II.

Tanto o conteúdo quanto a forma da carta são semelhantes aos de uma exposição de motivos, bastando a inserção de numeração nos parágrafos e a alteração do fecho da carta, para que o texto atendesse à formalidade adequada a uma comunicação oficial do tipo exposição de motivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem.

A oração “que já conseguiram garantir o acesso universal à educação básica” (l.2-3) não se apresenta entre vírgulas por tratar-se de subordinada adjetiva restritiva, sendo, portanto, indispensável à compreensão do enunciado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

O deslocamento do termo “em condições de laboratório” (l.3) para depois de “depressão” (l.4) preserva a coerência e a correção gramatical do texto, desde que sejam feitos ajustes na pontuação obtendo-se: Como medir e reproduzir estados de raiva, alegria, depressão em condições de laboratório?

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima, julgue os seguintes itens.

Pela natureza da informação, a oração “os medievais já sabiam disso” (l.16) poderia ser iniciada pela conjunção pois e demarcada pelo sinal de parênteses ou de duplo travessão no lugar de vírgulas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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