Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Nas linhas 9 e 10, a repetição da palavra menos provoca o efeito de sentido de ênfase.Ainda no que se refere à redação de correspondências oficiais, julgue os seguintes itens.
Em memorandos, o destinatário da correspondência é mencionado pelo cargo que ocupa.
A expressão por essa razão (l.4) pode, sem prejuízo para a correção gramatical do texto, ser substituída por
Ainda no que se refere à redação de correspondências oficiais, julgue os seguintes itens.
Na introdução de correspondência destinada ao mero encaminhamento de documentos, deve-se fazer referência ao expediente em que se solicitou a remessa.
Assinale a opção em que o fragmento apresenta erro de pontuação.
O empobrecimento das possibilidades de leitura dos professores e, por conseqüência, do alunado, como ocorreu mais incisivamente no período de ditadura e arbítrio, significou, antes de mais nada, o empobrecimento do próprio ensino.
A busca do conhecimento, por meio da escola, é feita, fundamentalmente, a partir do texto escrito ou, na pior das hipóteses, por meio de textos oralizados.
A redução do tempo dos professores para dedicação ao estudo e à leitura, a falta de poder aquisitivo para a compra de livros, a compartimentalização da docência devido ao corre-corre diário e a desintegração curricular não ocorreram por acaso; pelo contrário, eles devem ser tomados e entendidos como mecanismos muito bem calculados pelo regime opressor com o intuito de manter o povo na ignorância, de impedir a democratização do saber.
Oprimindo os professores, e empobrecendo ao máximo as condições para o ensino qualitativo, o poder dominante estava em essência, reproduzindo as estruturas sociais injustas, e, dessa forma, dificultando a circulação democrática do conhecimento junto às pessoas.
Assinale a opção em que o trecho de texto apresenta erro de construção sintática.
Nos próximos itens, são apresentados trechos de correspondências oficiais. Julgue-os no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem.
Aguardamos o pronunciamento de V.S.a acerca da proposta que vos foi apresentada, para que possamos encaminhá-la, com a maior brevidade possível, as instâncias superiores, que a aguardam para as devidas considerações.
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das idéias e de aspectos gramaticais do texto acima.
As formas adjetivas "único" (L.13) e "única" (L.17) apresentam diferente flexão de gênero para concordar com o substantivo a que se referem, mas apresentam significado semelhante: próprio, singular.
As opções seguintes apresentam fragmentos sucessivos de um texto. Assinale a opção em que o fragmento apresenta erro de concordância.
Nos próximos itens, são apresentados trechos de correspondências oficiais. Julgue-os no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem.
Tenho a satisfação de me dirigir a Vossa Senhoria para solicitar-lhe a gentileza de autorizar seja posto à disposição desta Secretaria dois computadores, necessários para a execução das tarefas administrativas de recebimento e acompanhamento de processos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...