Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O texto ficará incorreto caso se substitua a expressão pelos quais (l.5) pela expressão
Considerando que a pontuação de um texto tem implicações semânticas, além de restrições sintáticas, julgue os sinais de pontuação empregados nos trechos presentes nos itens a seguir, que tratam da "Missão do Programa Bolsa Escola".
Há quem considere que a adoção do cartão magnético da CAIXA para recebimento do benefício monetário mensal concedido pelo Programa Nacional do Bolsa Escola, além das vantagens pragmáticas, óbvias, representou ganho na cidadania dos beneficiados.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito das estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens que se seguem.
O verbo aumentar (l.9) pode ser reescrito como pleitear aumento, sem que seja preciso fazer outras alterações na frase em que se encontra.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Utilizando as informações dos textos III e IV e o conhecimento sobre o emprego das preposições, julgue os itens subseqüentes.
No texto III, mantém-se a correção gramatical da frase: "poderá importar em um perigoso recuo do Estado" (L.23), mesmo se for suprimida a preposição "em".
No que se refere aos sentidos e à estruturação sintática do trecho acima, julgue os próximos itens.
A palavra "este" (L51) refere-se ao mesmo "senhor que acorda, resmunga e torna a dormir" (L.49-50).
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base no texto ao lado, julgue os itens subseqüentes.
A passagem de forma que essas ações sejam sustentáveis (l.18-19) expressa uma idéia de conseqüência sob a forma de uma oração subordinada consecutiva.
Em relação ao texto acima, julgue os próximos itens.
No segmento "era o Brasil que exercia influência sobre a França" (L.6-7), foi empregada a expressão de realce "era (...) que", compatível com o conteúdo da informação aí expressa.
Com referência ao texto "Soy loco por ti, América", julgue os itens seguintes.
A expressão "à nossa história" (L.6) é complemento do verbo impor, e, nela, é facultativo o emprego do acento indicativo da crase.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Os trechos a seguir constituem seqüencialmente um texto. Assinale a opção em que o período apresenta erro gramatical.
A tradução de Tristes Trópicos veio incorporar Claude Lévi- Strauss ao circuito do pensamento brasileiro e, com ele, uma nova maneira de ver a realidade — buscando-lhe o sentido e a significação.
Tristes Trópicos enriquecia a biografia intelectual do autor, mas era também a intelectualização da matéria brasileira em termos de estruturas mentais.
A história deixava de ser sucessiva para ser sincrônica, não apenas porque as populações primitivas coexistiam materialmente com e na civilização, do século XX, mas também porque a noção enriquecedora de tempos simultâneos vinham concorrer com a idéia convencional do tempo cronológico e linear.
Esse livro e os estudos posteriores de Lévi-Strauss introduziram, assim, um fator catalítico na evolução intelectual, igualmente operante na história do livro, da imprensa e da biblioteca.
Em relação ao texto, julgue os itens a seguir.
A substituição de "se mede" (l.2) por é medida mantém a correção gramatical e as informações originais do período.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...