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Com referência ao texto "Soy loco por ti, América", julgue os itens seguintes.
Com correção gramatical, a idéia principal desse texto assim poderia ser expressa: É necessário a ruptura com interpretações baseadas em esquemas alheios aos povos latino-americanos, tal como a mistificação do passado colonial, visto que elas constituem impecilho à compreensão da identidade destes povos bem como a sua efetiva emancipação.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção em que o trecho constitui continuação coesa, coerente e gramaticalmente correta para o texto acima.
Lembra que a participação dos entrepostos dos Países Baixos no comércio do açúcar, em fins do século XVI e começos do seguinte, é conhecida. E acrescenta: "Menos conhecida é a contribuição dos comerciantes e financistas portugueses de Lisboa."
Com exceção de parte reduzida dos comerciantes portugueses que se dedicavam ao mister, as principais fortunas de Lisboa retiraram-se do chamado comércio com a Índia.
Acrescenta que os portugueses também acumularam capital, de modo significativo, e investiram no Brasil e no comércio com o Atlântico. Pernambuco, a primeira e maior região produtora de açúcar no Brasil, e também a mais rica, desenvolveu-se por um conjunto de famílias portuguesas, originárias do Porto e de Lisboa, com experiência de cultivo de cana na Madeira.
Esclarecendo que, embora este tivesse continuado, voltandose para outras mercadorias (seda, porcelana e produtos exóticos), "a contribuição mais original dos comerciantes privados portugueses consistiu no desenvolvimento do Brasil e na constituição da rede comercial que ligou o Brasil, a África, a Ásia e a América Espanhola"".
Com base no que preceituam os manuais de redação oficial e as gramáticas normativas, julgue os itens a seguir, relativos a trechos destacados da carta enviada por Francisco Adolfo de Varnhagen a D. Pedro II.
As formas verbais do trecho "quando haverá pouco mais de dois anos se publicaram umas grandes listas de despachos" (L.28-30) correspondem, quanto ao sentido, respectivamente, a faz e foram publicadas.
Em relação ao texto, julgue os itens a seguir.
Em os que (l.8), os pode ser substituído por aqueles, sem prejuízo para a correção e para as informações do período.
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Entre as opções a seguir, que se encadeiam formando um texto, assinale a que contém erro gramatical.
Entre as últimas décadas do século XVI e meados do século XVII criaram-se no litoral brasileiro, sobretudo no Nordeste, uma civilização fluorescente em torno da produção açucareira.
Naquele período, o Brasil chegou a responder por cerca de 80% da oferta mundial de açúcar. Havia, anteriormente, em alguns pontos do país, produção artesanal daquela mercadoria.
Entretanto, o que teve lugar no Recôncavo Baiano e no litoral pernambucano foi algo de muito diverso: a implantação de grandes engenhos, que requereu vultosos investimentos.
A liderança da iniciativa esteve a cargo dos cristãos-novos, os judeus convertidos à força. Essa conversão forçada tivera lugar ainda em fins do século XV e fora conseqüência de uma imposição da Espanha, por motivos não plenamente esclarecidos.
Em relação ao texto, assinale a opção correta.
Considerando as idéias e aspectos lingüísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.
Os dois-pontos empregados na linha 7 podem ser substituídos por vírgula, sem que haja prejuízo da correção gramatical e da coerência do texto.
Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
O pronome isso (l.5) refere-se a banalização do consumo (l.1).Com referência ao texto "Soy loco por ti, América", julgue os itens seguintes.
O trecho "que impuseram o sentido que mais lhes convinha à nossa história" (L.5-6) constitui uma restrição ao sentido do antecedente nominal "colonizadores" (L.5), o que justifica o emprego da vírgula após este vocábulo.
Com relação à compreensão e interpretação do texto acima, bem como a aspectos morfossintáticos, julgue os seguintes itens.
A expressão "põe o dedo na ferida" (L.1) tem sentido conotativo (figurado).
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