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Considerando as estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os seguintes itens.
O título do texto consiste em uma frase com valor exortativo, na qual desempenham função significativa a forma verbal no imperativo e a presença do vocativo.Com relação aos sentidos bem como a aspectos morfossintáticos do texto A ilusão da igualdade, julgue os seguintes itens.
Em temos de pagar aquele (l.30-31), o emprego do acento indicativo da crase em aquele é facultativo, visto que o verbo pagar rege complemento com ou sem a preposição a.Julgue os seguintes itens, a respeito da oração E o faz (início do terceiro parágrafo) e dos processos de coesão correlatos.
Tomando-se apenas a tipologia verbos de ação/verbos de estado, é correto afirmar que, em função anafórica, o verbo fazer substitui verbos de ação, e o ser, verbos de estado.Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
De acordo com as regras da norma culta, o complemento nominal integra ou limita o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio por meio de uma preposição. No primeiro parágrafo do texto, há 4 orações completivas nominais.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação aos sentidos e a aspectos morfossintáticos do texto acima, julgue os próximos itens.
No segundo período do texto, na oração que geralmente não é relevada (l.5-6), a concordância no plural não são relevados atenderia às regras de concordância verbal e nominal sem alterar o sentido do período.
Desconsiderando os devidos ajustes nas letras maiúsculas e minúsculas, assinale a opção cuja alteração proposta provoca erro gramatical ou incoerência no desenvolvimento das idéias do texto II.
Deslocamento da oração "já que a idéia de nação está fundada na solidez da identidade" (L.3-4) para o início do período sintático em que se encontra.
Na linha 7, deslocamento da expressão "longe de nos atemorizar" para o início do período, eliminando-se a vírgula depois de "duplicidade".
Troca de lugar entre o trecho "gerando (...) riquezas", (L.10-11) e a oração iniciada por "à medida que" (L.9).
Troca de lugar entre as expressões "um capricho dos governantes" (L.13) e "mais um exercício de diplomacia" (L.13-14).
Deslocamento da oração "ao mexer com posturas arraigadas," (L.14-15) para o início do período, eliminado-se a vírgula depois de "que" (L.14).
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 2, a regência da palavra "comparação" e os sentidos do texto admitem também o emprego de aos no lugar de "com os".
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação aos sentidos e a aspectos morfossintáticos do texto acima, julgue os próximos itens.
No trecho é a que a considera (l.15), as duas formas pronominais a equivalem semanticamente a definição e democracia, respectivamente.Considerando os sentidos e as estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Na linha 5, o verbo intermediar está empregado na forma subjuntiva; de acordo com a prescrição gramatical, a forma correta da conjugação desse verbo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo, é intermediam.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação aos sentidos e a aspectos morfossintáticos do texto acima, julgue os próximos itens.
Nas linhas 18 e 19, os parênteses foram empregados para retificação do que foi anteriormente expresso.{TITLE}
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