Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Com relação às normas gerais e específicas das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem.

A Constituição Federal expressa a publicidade e a impessoalidade como princípios fundamentais de toda a administração pública. Esses princípios devem nortear igualmente a elaboração dos atos e comunicações oficiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das idéias desenvolvidas no texto I e de aspectos gramaticais, julgue os itens subseqüentes.

No texto, são exemplos de expressões de sentido conotativo, as quais seriam inadequadas para compor um texto técnico: “as aritméticas dos comerciantes desmaiariam” (l.9-10); “Queremos conter a metástase da globalização” (l.42-43).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às idéias e às estruturas do texto III, julgue os itens seguintes.

Na oração “que tinha planos bem claros” (l.15-16), o pronome “que” substitui a expressão “produto de um criador” (l.15).

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das idéias desenvolvidas no texto I e de aspectos gramaticais, julgue os itens subseqüentes.

Um dos recursos enfáticos utilizado pelo autor é a sinonímia, como se verifica em “reificando, coisificando os números” (l.20-21).

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Ainda com relação às estruturas morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto A pátria, julgue os itens que se seguem..

Na linha 23, “como” é empregado para encaixar, na oração principal, uma subordinada complemento do verbo ver.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das idéias desenvolvidas no texto I e de aspectos gramaticais, julgue os itens subseqüentes.

No trecho “porque estas são preocupações humanitárias e não econômicas” (l.27-28), atenderia às recomendações gramaticais a substituição de “estas” por essas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das idéias desenvolvidas no texto I e de aspectos gramaticais, julgue os itens subseqüentes.

Uma outra forma de parodiar Descartes, sem subverter o sentido original do enunciado destacado nas linhas 37 e 38, é: Estou no mercado, posto que existo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas idéias e nos aspectos morfossintáticos do texto II, julgue os seguintes itens.

Sem comprometer a correção gramatical do texto, as formas verbais “discutir” (l.3) e “instalaram” (l.9) poderiam ser substituídas, respectivamente, por discutirem e instalou.

  • C. Certo
  • E. Errado

No texto III, os tempos e modos verbais serão respeitados e a correção gramatical será preservada caso se substitua

  • A. "houve" (L.4) por existia.
  • B. "existe" (L.5) por haja.
  • C. "Há" (L.8) por Existe.
  • D. "existia" (L.9) por houve.
  • E. "houver" (L.12) por existirem.

Com base nas idéias e nos aspectos morfossintáticos do texto II, julgue os seguintes itens.

No texto, o vocábulo “pajés” (l.18), empregado em sentido denotativo, significa presidentes de países.

  • C. Certo
  • E. Errado
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