Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação às estruturas do texto acima, julgue os itens de 12 a 16.
Pelas informações do texto, admite-se também como correto o emprego da forma verbal "estimulou" (L.16) no plural - estimularam -, concordando com "mercados de dívida pública" (L.15).
Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias e das estruturas lingüísticas no texto.
Para que o texto atenda às exigências do padrão de linguagem adequado aos documentos oficiais, o emprego do sinal de travessão juntamente com o da vírgula, depois de "viagem" (L.5), deve ser evitado e, por isso, o duplo travessão deve ser retirado.
Em relação ao texto acima, julgue os próximos itens.
O período estaria gramaticalmente correto se as formas verbais revela (l.1), conclui (l.2) e informa (l.4) estivessem no pretérito perfeito.
Em relação às estruturas do texto acima, julgue os itens de 12 a 16.
Pelos sentidos do texto, a substituição de "foram favorecidos" (L.13) por favoreceram-se mantém a correção gramatical do período.
Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias e das estruturas lingüísticas no texto.
Fazendo-se os ajustes necessários nas letras maiúsculas e minúsculas, mantêm-se a argumentação textual e a correção gramatical ao substituir o sinal de ponto depois de "turismo" (L.2) pelo sinal de ponto-e-vírgula ou pelo sinal de dois-pontos.
Com referência ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Caso a expressão verbal poderiam ser (l.11) fosse substituída por poderiam ter sido, o texto permaneceria gramaticalmente correto.
Quanto às estruturas gramaticais do texto acima, julgue os próximos itens.
A substituição de "por gerar" (L.7) pela forma verbal gerando mantém a correção gramatical e as informações originais do período.
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A organização das idéias no texto indica que a expressão "quase 470 mil árvores" (L.5) constitui o sujeito da primeira oração; por isso seu deslocamento para o início do texto preserva tanto a coerência textual quanto a correção gramatical, desde que seja retirado o sinal de dois pontos que a precede e sejam feitos os ajustes necessários nas letras minúsculas e maiúsculas.
A figura acima ilustra uma janela do Word 2000 que contém parte de um texto de Paloma Oliveto, extraído e adaptado do Correio Braziliense, de 18/1/2005. Considerando essa figura e o texto nela contido, julgue os itens a seguir.
A expressão está conseguindo reduzir (l.1), ao conferir ao texto a idéia de que o país está se esforçando, é mais enfática do que está reduzindo.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego do modo subjuntivo em "cresça" (L.11) e "diversifique" (L.12) justifica-se por expressar a idéia de probabilidade de ação futura.
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