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Tomando como referência o texto acima e suas evocações, julgue os itens a seguir.
Porquanto os versos que canta a cigarra se revestem de ironia (tropo que consiste em exprimir, intencionalmente, o contrário do que se pensa), predominam na quadra as funções fática e metalingüística.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com base nas idéias e nos aspectos morfossintáticos do texto, julgue os itens seguintes.
Nas expressões poder calorífico e poder de absorção, ambas na linha 5, o termo poder poderia ser substituído, sem prejuízo do sentido do texto, pela palavra efeito.Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A eliminação da vírgula após "comerciais" (L.6) mantém o sentido original da informação do período e sua estrutura sintática.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com referência às idéias e às estruturas gramaticais do texto acima, julgue os itens que se seguem.
A forma verbal liberar poderia corretamente substituir a forma plural liberarem (l.9).
Julgue os seguintes itens, a respeito da oração E o faz (início do terceiro parágrafo) e dos processos de coesão correlatos.
Analisada sintático-semanticamente, a oração apresenta: um sujeito subentendido, que é Cairu; um predicado verbal com verbo transitivo direto; e um objeto direto, que é o pronome o, que retoma o sentido de O discurso cairuense (l.1).Com referência às idéias e às estruturas do texto III, julgue os itens seguintes.
A correção gramatical e as idéias do texto seriam mantidas caso se substituísse a palavra Porque (l.9) pela expressão Por que.Assinale a opção cujo esquema corresponde à organização das relações sintáticas do trecho retirado do texto VI.
Tomando como referência o texto acima e suas evocações, julgue os itens a seguir.
O emprego do hífen, na língua portuguesa, tem a função de distinguir expressões com significado diferente, constituídas de palavras iguais. É o que se verifica no composto dia-a-dia (1.º quadrinho) e seu homônimo dia a dia, aos quais se atribuem, respectivamente, os seguintes sentidos: o viver cotidiano e com o correr dos dias.Os próximos itens apresentam fragmentos adaptados de textos diversos. Julgue-os quanto à correção gramatical, de acordo com as normas da linguagem padrão. O aparelho disciplinar perfeito poderia capacitar um único olhar para tudo ver permanentemente. Um ponto central seria, ao mesmo tempo, fonte de luz que iluminasse todas as coisas e lugar de convergência para tudo o que deve ser sabido: olho perfeito a que nada escapa e centro em direção ao qual todos os olhares convergem.
Com relação ao texto II, julgue os itens subseqüentes.
As formas verbais Foram (l.24) e provocaram (l.26) podem ser substituídas por foi e provocou, respectivamente, sem prejuízos para o sentido ou para a correção gramatical do texto.{TITLE}
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