Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção em que as relações de dependência sintática entre os termos do texto VI mostram que o termo da opção não está acompanhado pelo artigo definido.
"na medida" (L.2)
"a dimensão" (L.7-8)
"às exigências de justiça" (L.15)
"do perdão e do respeito" (L.16-17)
"a toda pessoa" (L.17)
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Texto III – questões 9 e 10
Contrariaria as informações originais contidas no texto III ou as normas gramaticais a substituição de
"cívicas" (L.1) por coletivas.
"apesar de" (L.2) por embora.
"desalojar" (L.6) por expurgar
"Embora" (L.7) por Mesmo que.
"incremento" (L.10) por aumento.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Como textos de documentos oficiais devem respeitar o padrão culto da língua portuguesa, a transcrição de trechos da entrevista para um relatório apresentada no texto III, por exemplo, não seria adequada por provocar erro gramatical se fosse inserido o termo
Os próximos itens apresentam fragmentos adaptados de textos diversos. Julgue-os quanto à correção gramatical, de acordo com as normas da linguagem padrão. A liberdade de ação de um órgão público está rigorosamente adstrita a sua competência legal, elemento que fornece a condição primeira de legalidade do ato administrativo. O poder para agir conferido à administração pública é uma prerrogativa sempre vinculada e objetivamente fixada pelo legislador.
Com relação ao texto II, julgue os itens subseqüentes.
A oração Se fossem transferidas para escolas maiores guarda a mesma função sintática e o mesmo sentido da oração Transferidas para escolas maiores (l.20), sendo, portanto, correta uma possível substituição desta por aquela.Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens a seguir, referentes ao emprego do vocabulário e às estruturas gramaticais do texto.
Na linha 22, estaria também correta a flexão do verbo ficar na primeira pessoa do singular, em concordância com o pronome eu.
Os próximos itens apresentam fragmentos adaptados de textos diversos. Julgue-os quanto à correção gramatical, de acordo com as normas da linguagem padrão. Não se pode identificar a disciplina com uma instituição nem com um aparelho; ela é um tipo de poder (ou uma modalidade para exercê-lo) que comporta todo um conjunto de instrumentos, técnicas, procedimentos, níveis de aplicação, alvos; ela é uma física ou uma anatomia do poder, uma tecnologia.
Com relação ao texto II, julgue os itens subseqüentes.
Sem prejuízo para o sentido ou para a correção gramatical do texto, o período Nos últimos anos, dezenas de escolas foram fechadas no interior de estados, por escassez de alunos (l.15-16) poderia ter sido escrito como: Nos últimos anos, fechou-se dezenas de escolas no interior do estado por escassez de alunos.
A respeito das idéias e das estruturas morfossintáticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 16, a preposição por tem o mesmo sentido da locução apesar de; ambas estabelecem relação de contraste e oposição.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Na linha 3, como o sujeito da oração tem noção plural, estaria gramaticalmente correta a flexão do verbo no plural: formularem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...