Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O termo "assim que" (L.6) estabelece uma relação conclusiva entre as informações dos períodos por ele intercalados.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação às idéias e aos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os próximos itens.
Seria mantida a correção gramatical do período caso a forma verbal gere (l.20) estivesse flexionada no plural, em concordância com a palavra estudos (l.21).Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
Preservam-se a construção passiva e a correção gramatical ao se substituir O sigilo deve ser mantido (l.7) por Deve-se manter o sigilo.
Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
No terceiro parágrafo, há, entre outras, a seguinte relação entre substantivos e adjetivos, respectivamente: dimensão analítica, afastamento crítico, reflexão inconformada, caminhos novos, relações esgarçadas, comunhão social.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens que se seguem, a respeito do texto acima.
Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical com a substituição do termo o advento (l.1), por as vindas ou por as chegadas.
A partir do texto Dar o peixe ou ensinar a pescar?, julgue os itens seguintes.
A união entre as orações existentes no trecho "que a existência desse tipo de pobreza é socialmente inaceitável e, portanto, que desejamos erradicá-la o quanto antes" (L.24-26) dá-se por processo de coordenação.
Os fragmentos incluídos nos itens seguintes constituem, na ordem em que estão, partes sucessivas e coerentes de um texto que conta resumidamente a história da criação do sanduíche homônimo da cidade de Bauru. Julgue-os quanto à grafia das palavras e à pontuação.
Acerca do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Em "dos desenhos" (L.3), o termo sublinhado pode ser substituído por desde os sem prejuízo para a informação e a correção gramatical do período.
Julgue os itens a seguir, referentes às idéias, à correção gramatical, à tipologia textual e às estruturas morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto acima.
O adjetivo "nacionais" (L.11) está no plural por referir-se a dois substantivos que se lhe antepõem; todavia, poderia, nessa posição, permanecer no singular, sem que com isso ocorresse erro de concordância.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A ocorrência de seja...seja (l.14) pode ser substituída por seja...ou, sem prejuízo para a correção gramatical do período.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...