Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os fragmentos incluídos nos itens seguintes constituem, na ordem em que estão, partes sucessivas e coerentes de um texto que conta resumidamente a história da criação do sanduíche homônimo da cidade de Bauru. Julgue-os quanto à grafia das palavras e à pontuação.

Bauru, um dos mais famosos lanches do Brasil, foi criado pelo bauruense Casemiro Pinto Neto, em 1934, no bar e restaurante Ponto Chic, em São Paulo, capital.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes às idéias, à correção gramatical, à tipologia textual e às estruturas morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto acima.

Por suas características lingüísticas e discursivas, o texto se apresenta como expositivo-argumentativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considerando as idéias e estruturas do texto acima, julgue os seguintes itens.

Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical ao se substituir a preposição na expressão “em administrar e controlar” (l.4) pela preposição para.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Julgue os itens a seguir, referentes ao texto acima.

Na linha 27, o sinal de dois-pontos introduz uma explicação para “paradoxo maravilhoso” (l.26-27).

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do texto acima, julgue os seguintes itens.

Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical ao se substituir "ao qual" (L.7) por a que, precedendo-se, ou não, tal termo por vírgula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto III – itens 11 e 12

Em relação ao texto III, julgue o item abaixo.

No trecho, há três erros de grafia de palavras e um erro de pontuação.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com referência às idéias e aos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

O texto, dado o seu caráter de objetividade, clareza e impessoalidade, além de sua adequação às normas gramaticais, poderia constituir parte de documento oficial, como, por exemplo, uma exposição de motivos em favor do processo de repotencialização de usinas hidrelétricas no país.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito das idéias e estruturas lingüísticas do texto acima.

O ritmo do texto no primeiro parágrafo ganharia em harmonia, sem perder a correção da pontuação, se fosse posta uma vírgula logo após “agronomia” (l.6).

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da organização das idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.

A retirada do pronome átono de “vivia-se” (l.2) e de “chegou-se” (l.3) altera as relações semânticas do texto: passa a considerar “brasileiro” (l.2) o sujeito dessas formas verbais; mas não há prejuízo para a coerência nem para a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao texto acima.

A expressão “andam de mãos dadas” (l.2) não deve ser interpretada em seu sentido literal, mas em sentido figurado.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...