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Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os itens subseqüentes são reescrituras adaptadas de partes de textos extraídos de UnB Revista, n.º 9, dez./2003-mar./2004. Julgue-os quanto a acentuação gráfica, emprego do sinal indicativo de crase, concordância, regência e pontuação.
Se o problema da pobreza é, majoritariamente, uma questão de desigualdade e de desequilíbrio, estratégias de erradicação da miséria devem ser formuladas, levando em conta as causas de tais divergências.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo por base o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical ao se substituir o trecho "que a liberdade encontre limites" (L.4) por a liberdade encontrar limites.
Em relação ao texto acima, julgue os itens seguintes.
A inserção de vírgula logo após a palavra agroindústrias (l.6) muda a estrutura sintática, mas mantém a correção gramatical do período.
Com referência à grafia e à acentuação das palavras do texto I, julgue os itens a seguir.
O vocábulo cotidiano (l.50) aceita também a grafia quotidiano, devido à etimologia da palavra.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os itens subseqüentes são reescrituras adaptadas de partes de textos extraídos de UnB Revista, n.º 9, dez./2003-mar./2004. Julgue-os quanto a acentuação gráfica, emprego do sinal indicativo de crase, concordância, regência e pontuação.
Visando a formação de novas mentalidades, abertas permanentemente as modificações que ocorrem na sociedade, é necessário um constante diálogo das instituições jurídicas do país com as universidades afim do proveito de ambas, e conseqüentemente, da sociedade brasileira.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os seguintes itens, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.
Mantêm-se as relações semânticas e a correção gramatical do texto ao se substituir o substantivo masculino "motivo" (l.9) por um correspondente no feminino, razão, desde que, na expressão "ao anterior" (l.9-10), o termo sublinhado seja substituído por à.
Em relação ao texto acima, julgue os itens seguintes.
No trecho da soja, (...) do algodão, (l.3-4), as vírgulas se justificam por separarem elementos de uma enumeração.
Com referência à grafia e à acentuação das palavras do texto I, julgue os itens a seguir.
A escrita de contra-ataque (l.23) poderia ser feita sem hífen, por analogia com contradição (l.42), sem que se incorresse em erro de grafia.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os itens subseqüentes são reescrituras adaptadas de partes de textos extraídos de UnB Revista, n.º 9, dez./2003-mar./2004. Julgue-os quanto a acentuação gráfica, emprego do sinal indicativo de crase, concordância, regência e pontuação.
O momento atual, a despeito do que muitos afirmam, revela-se uma oportunidade impar para uma reflexão à respeito do funcionamento da administração pública e acerca das funções a serem desempenhadas pela sociedade no estado democrático de direito.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes quanto à correção gramatical.
Em que pesem algumas pessoas considerarem que a ética serve só e essencialmente para repreenderem os outros; em verdade, serve para tentarmos melhorar a nós mesmos.
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