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Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação ao texto acima, julgue os itens seguintes.
As palavras Ministério e técnicas são acentuadas com base na mesma regra.
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
Por não se poder identificar o agente, na expressão condições de se adaptar (l.11), o termo sublinhado indica sujeito indeterminado.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A repetição do pronome indefinido todos (l.1-2) com preposições diferentes é um recurso retóricoestilístico que enfatiza a diferença de sentido entre as expressões de todos e para todos, sendo, porém, mantida a equivalência de importância das duas informações.
Considerando as idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Entre as duas orações iniciadas, respectivamente, por A informalidade (l.5) e por que fica (l.6), subentende-se uma relação semântica de conseqüência, que seria corretamente expressa pela inserção da palavra conseqüentemente, entre vírgulas, após fica (l.6).
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
De acordo com as idéias e a estrutura do texto, julgue os itens subseqüentes.
Os vocábulos usufruir (l.18) e fascínio (l.23) significam, no contexto, respectivamente, aproveitar e admiração.
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Pode-se inferir do contexto que a palavra "logrou" (L.3) está sendo empregada com o sentido de desejou.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação às informações e às palavras do texto acima, julgue os itens a seguir.
As palavras miséria e reverência são acentuadas porque são paroxítonas terminadas em ditongo oral.
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
Em se misturar (l.25), o pronome está sendo empregado para assegurar a impessoalidade do praticante da ação, formando a voz passiva sintética.
Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, com relação à tipologia, às estruturas gramaticais e às idéias do texto ao lado.
Os objetos diretos do verbo haver (l.1) representam exemplos em que a contagem do tempo se faz necessária.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, referentes ao texto acima.
A palavra intangível (l.3) tem seu significado aclarado pelo trecho entre travessões, que traz exemplos de elementos que não são perceptíveis pelo tato, portanto, incorpóreos.
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