Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o emprego das classes de palavras e as estruturas sintáticas no texto I, julgue os itens a seguir.
O período Educação presumia (...) de conhecimento (l.58-61) apresenta mais de cinco complementos diretos, representados por substantivos abstratos, para a forma verbal presumia.
Julgue os itens seguintes, considerando as estruturas e as idéias do texto acima.
Na linha 2, seria gramaticalmente correta a omissão da vírgula antes da palavra bordados.
De acordo com as idéias e a estrutura do texto, julgue os itens subseqüentes.
Os vocábulos olímpica, trajetória, inesgotável e necessária recebem acento grave em razão da mesma regra gramatical.
Com base na organização das idéias do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
No texto, o gerúndio sendo (l.3) corresponde ao infinitivo preposicionado: por ser.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Ainda com relação ao texto I, julgue os seguintes itens, com referência à pontuação, ao emprego do sinal indicativo de crase, à concordância e à regência.
A frase Fui desses meninos que sonhava acordado (R.3-4) continuaria de acordo com a linguagem padrão escrita, se fosse reescrita como: Fui um desses meninos que sonhavam acordados.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação ao texto acima e aos conceitos básicos da ciência lingüística, julgue os itens a seguir.
No texto, a palavra ressaca (l.5), quanto ao aspecto semântico, está sendo empregada em relação paradigmática com as expressões indisposição física, mal-estar, enjôo.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao texto acima, julgue os seguintes itens.
Textualmente, o advérbio mais (l.14) está empregado com o valor de ainda, pelo qual poderia ser substituído, sem que houvesse alteração do sentido e da correção do texto.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com respeito ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Preservam-se a coerência e a correção gramatical do texto ao se substituir as duas ocorrências da forma verbal houve (l.2 e 9) por existiu.
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização e das idéias do texto acima.
De acordo com os sentidos do texto, a troca da expressão verbal pode se transformar (l.8) por pode vir a ser transformado mantém a correção gramatical e a voz passiva verbal.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação ao texto acima e aos conceitos básicos da ciência lingüística, julgue os itens a seguir.
A forma verbal acode (l.3) está sendo empregada com o sentido de ocorre, vem à lembrança ou à imaginação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...