Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens.
Tanto na formação da palavra Recírio (l.3) e como na da palavra reconduz (l.3) o prefixo re- está sendo empregado para conferir à palavra original a idéia de oposição.
À luz do fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir, relativos a redação e correspondência oficial.
A passagem Navegar (...) Nações Unidas (l.3-10), para constar de uma circular com vistas a orientar o usuário no manuseio da Internet, deveria estar grafada no tempo verbal do pretérito perfeito.
Em relação às estruturas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Mantêm-se a correção gramatical e as informações originais do trecho ao se substituir a expressão "à medida que" (L.9) por à proporção que.
Com relação ao texto acima, à redação de expedientes e à correção gramatical da linguagem nesse tipo de correspondência, julgue os itens a seguir.
O espaço com a letra D corresponde ao local em que se deve colocar nome e cargo do signatário.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo o texto acima como referência e considerando o cenário mundial contemporâneo, julgue os itens que se seguem.
Depreende-se do neologismo globocolonizadas (l.10) que os exércitos que atuam nas intervenções em países que vivem guerras genocidas representam forças hegemônicas do processo de globalização.
Com relação ao texto acima, à redação de expedientes e à correção gramatical da linguagem nesse tipo de correspondência, julgue os itens a seguir.
O texto acima trata-se de um memorando e, como tal, os espaços marcados com A e B estarão corretamente preenchidos se essas letras forem substituídas, respectivamente, pelo seguinte: Memo N.º 19/RP e Prezados senhores.
Com referência aos aspectos tipológicos e gramaticais do texto ao lado - "Disse bem (...)", julgue os itens subseqüentes
Antes do pronome relativo "que", nas linhas 6 e 14, é possível colocar-se uma vírgula para separar a oração adjetiva explicativa.
Julgue os fragmentos de texto apresentados nos itens a seguir quanto a pontuação, concordância, grafia e acentuação.
Conflitos e contradições também se encontram na França e na Alemanha. Na França, o caso do véu islâmico, fala por si só, e na Alemanha, a interminável discussão sobre a integração dos turcos e o direito à dupla nacionalidade volta sempre.
Com relação ao texto acima, julgue os seguintes itens.
Preservam-se as relações semânticas do texto e sua correção gramatical ao se substituir o sinal de dois-pontos na linha 13 por vírgula seguida do termo que é.
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, no que diz respeito ao emprego das classes de palavras e à sintaxe da oração e dos períodos do texto I.
O vocábulo porque, indicando a circunstância de causa nas linhas 21 e 23, pode ser grafado separadamente, sem que ocorra erro de grafia, porque a frase não é interrogativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...