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Julgue os seguintes itens, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.
Nas linhas 17 e 18, enfatiza-se a idéia de condição ao se empregar, em lugar do indicativo "é", o subjuntivo fosse; mas, nesse caso, para preservar a correção gramatical, serão obrigatórias também as mudanças de "termina" para terminaria e de "altera" para alteraria.
Considere as idéias e as estruturas lingüísticas do texto acima para julgar os itens subseqüentes.
Para preservar a correção gramatical, se o termo "adultos" (L.8) fosse substituído por um termo no feminino, a preposição antes de "nós" (L.8) sofreria contração com o artigo feminino e receberia acento indicativo de crase.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação ao texto acima, julgue os itens seguintes.
As expressões riqueza material (R.1), pacto pela sobrevivência (l.7), tais idéias (l.9-10) e novos valores (l.13) estão formando uma cadeia coesiva em que funcionam como sinônimas.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando a pontuação e a sintaxe das orações dos períodos acima da ilustração, julgue os itens seguintes.
No primeiro período, a oração iniciada pelo pronome relativo que classifica-se como oração subordinada adjetiva explicativa.
Com respeito a aspectos gramaticais e à compreensão das idéias do texto I, julgue os seguintes itens.
No texto, as expressões do estado (l.4) e do seu presidente (l.9) exercem função gramatical própria de adjetivo e poderiam ser correta e respectivamente substituídas por estadual e presidencial, sem que se alterasse o sentido do texto.
A respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
No último período (l.12-14), o emprego do modo subjuntivo em "sejam" reforça a idéia de hipótese, ligada ao preenchimento da condição expressa por "depende" na oração imediatamente anterior.
Julgue os itens seguintes, acerca do texto acima.
O aposto como ser histórico (l.1) esclarece ou justifica as razões das características de homem que o período sintático apresenta a seguir.A respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 13, seria mantida a correção gramatical se a locução verbal "serem levados" fosse substituída por levarem-se.
Julgue os itens seguintes, acerca do texto acima.
Preservam-se a correção gramatical e a coerência do texto ao se substituir o aposto eivada (...) simbólicas (l.6-7) pela seguinte oração subordinada: de que foi infectada por violências físicas e simbólicas.Julgue os itens seguintes, acerca do texto acima.
A inserção de uma vírgula logo depois de ONU (l.9) respeitaria as regras gramaticais, mas provocaria ambigüidade de interpretação sobre quem teria por objetivo conscientizar (l.10).{TITLE}
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