Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os seguintes itens, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.

Nas linhas 17 e 18, enfatiza-se a idéia de condição ao se empregar, em lugar do indicativo "é", o subjuntivo fosse; mas, nesse caso, para preservar a correção gramatical, serão obrigatórias também as mudanças de "termina" para terminaria e de "altera" para alteraria.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as idéias e as estruturas lingüísticas do texto acima para julgar os itens subseqüentes.

Para preservar a correção gramatical, se o termo "adultos" (L.8) fosse substituído por um termo no feminino, a preposição antes de "nós" (L.8) sofreria contração com o artigo feminino e receberia acento indicativo de crase.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Em relação ao texto acima, julgue os itens seguintes.

As expressões “riqueza material” (R.1), “pacto pela sobrevivência” (l.7), “tais idéias” (l.9-10) e “novos valores” (l.13) estão formando uma cadeia coesiva em que funcionam como sinônimas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a pontuação e a sintaxe das orações dos períodos acima da ilustração, julgue os itens seguintes.

No primeiro período, a oração iniciada pelo pronome relativo “que” classifica-se como oração subordinada adjetiva explicativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com respeito a aspectos gramaticais e à compreensão das idéias do texto I, julgue os seguintes itens.

No texto, as expressões “do estado” (l.4) e “do seu presidente” (l.9) exercem função gramatical própria de adjetivo e poderiam ser correta e respectivamente substituídas por estadual e presidencial, sem que se alterasse o sentido do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

No último período (l.12-14), o emprego do modo subjuntivo em "sejam" reforça a idéia de hipótese, ligada ao preenchimento da condição expressa por "depende" na oração imediatamente anterior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca do texto acima.

O aposto “como ser histórico” (l.1) esclarece ou justifica as razões das características de homem que o período sintático apresenta a seguir.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

Na linha 13, seria mantida a correção gramatical se a locução verbal "serem levados" fosse substituída por levarem-se.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca do texto acima.

Preservam-se a correção gramatical e a coerência do texto ao se substituir o aposto “eivada (...) simbólicas” (l.6-7) pela seguinte oração subordinada: de que foi infectada por violências físicas e simbólicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca do texto acima.

A inserção de uma vírgula logo depois de “ONU” (l.9) respeitaria as regras gramaticais, mas provocaria ambigüidade de interpretação sobre quem teria “por objetivo conscientizar” (l.10).

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...