Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes, referentes ao emprego das classes de palavras e à sintaxe da oração e do período no texto I.
O período O senso profissional do jornalista mistura-se com sentimentos difusos de patriotismo, ódio, raiva, impotência, esperança, descrença. (l.16-18) classifica-se como composto por coordenação.
Os fragmentos contidos nos itens subseqüentes foram adaptados de um texto escrito por Ângela Lacerda para a Agência Estado. Julgue-os quanto à correção gramatical.
A maior redução da violência observada nos locais onde o programa tem mais tempo de existência mostram, segundo a UNESCO, que os resultados vão se tornando melhores a longo prazo, ou seja, a proporção que a comunidade se apropiaria do programa.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação às palavras do texto, julgue os itens abaixo.
romaria (linha 13) é o mesmo que peregrinação religiosa.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens.
Na argumentação do texto, liberdade pode ser entendida como sinônimo de "igualdade" (L.2 e 3).
Quanto ao uso dos sinais de pontuação, julgue os trechos abaixo.
Com quase 50 mil quilômetros quadrados, Marajó é maior que vários países europeus.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir das idéias e da estrutura do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Há, entre os períodos que encerram o primeiro parágrafo, a seguinte relação adversativa: Em vida, não possuíam terra; todavia, após a morte, sequer nome possuem.
Os fragmentos contidos nos itens subseqüentes foram adaptados de um texto escrito por Ângela Lacerda para a Agência Estado. Julgue-os quanto à correção gramatical.
Em Pernambuco e no Rio de Janeiro, primeiros estados a adotarem o programa recomendado pela UNESCO, o índice de redução de criminalidade para as escolas que implantaram o Escola Aberta desde o ano 2000 foi de 60% em relação às escolas que não o adotaram.
Tendo o texto por referência inicial e considerando situações históricas relativas à inserção internacional do Brasil e o quadro econômico mundial contemporâneo, julgue os itens seguintes.
Na linha 6, o sinal indicativo de crase deve ser mantido, caso se prefira a redação refere-se à negociações.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com respeito às idéias e às estruturas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical ao se substituir para (l.22) por afim de.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O texto acima ficaria mais formal se a palavra cutuque (linha 1) fosse substituída por
sonde.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...