Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 16.

O segmento “de que foram cumpridas apenas (...) o período de 2000 a 2010” (l.12-14) exerce a função sintática de complemento do nome “constatação” (l.12).

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 16.

Na linha 26, a forma “mas” poderia ser substituída por embora, sem prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos originais do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 16.

Os vocábulos “Observatório”, “plenário”, “urgência” e “vigência” são acentuados em decorrência da mesma regra de acentuação gráfica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 16.

Na oração “uma vez que o anterior venceu em 2010 e o atual ainda está em tramitação” (l.10-11), as duas ocorrências de “o” fazem referência a “projeto de lei” (l.6).

  • C. Certo
  • E. Errado

O secretário de Educação de um estado brasileiro pretende redigir um documento em que solicita ao ministro da Educação celeridade no repasse de recursos às escolas de seu estado.

Considerando essa situação hipotética e o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.

Na redação do documento, deve-se evitar prolixidade, solicitando-se objetivamente a celeridade no repasse de recursos, conforme o princípio da concisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das ideias desenvolvidas no texto acima e das estruturas linguísticas nele empregadas, julgue os itens de 7 a 12.

Sem prejuízo para o sentido original do texto, o termo “iminente” (l.39) poderia ser substituído por elevado.

  • C. Certo
  • E. Errado

O secretário de Educação de um estado brasileiro pretende redigir um documento em que solicita ao ministro da Educação celeridade no repasse de recursos às escolas de seu estado.

Considerando essa situação hipotética e o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.

O tipo de comunicação adequado para a solicitação ao ministro é o aviso, o qual deve seguir o modelo do padrão ofício, acrescido de vocativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

No que se refere aos aspectos linguísticos, à classificação tipológica do texto acima e às ideias nele expressas, julgue os itens a seguir.

Seria mantida a correção gramatical do texto, caso fosse empregado o acento indicativo de crase no “a”, em “cunhagem a martelo” (l.6).

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos aspectos estruturais e interpretativos do texto acima, julgue os itens a seguir.

No trecho “Não são poucos os chefes que não sabem como tratar um tema que envolve seus subordinados” (l.3-4), há duas orações de natureza restritiva, uma referente a “os chefes” e outra a “um tema”.

  • C. Certo
  • E. Errado

O secretário de Educação de um estado brasileiro pretende redigir um documento em que solicita ao ministro da Educação celeridade no repasse de recursos às escolas de seu estado.

Considerando essa situação hipotética e o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.

A forma pela qual o ministro deve ser tratado no documento é Vossa Excelência, e o vocativo deve ser Senhor, seguido do cargo, ou seja, Senhor Ministro.

  • C. Certo
  • E. Errado
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