Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes, a respeito das estruturas lingüísticas empregadas no texto III.
O emprego do sinal indicativo de crase antes de "crises" (.5) indica que aí está presente também o artigo definido feminino plural as.
Com relação ao texto III, julgue os itens a seguir.
Nas expressões "o governo foi acusado" (L.4) e "Apelava-se" (L.5), o uso da voz passiva e do índice de indeterminação do sujeito "-se" são recursos para omitir o agente das ações de acusar e apelar, respectivamente.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Julgue os itens seguintes, a respeito das estruturas lingüísticas empregadas no texto III.
O trecho "que vem desde a Revolução Industrial" (.3) está entre vírgulas por se tratar de uma oração explicativa.
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
O uso da primeira pessoa do plural em "Perguntamo-nos" (1) tem a função generalizadora de estender o questionamento a qualquer ser humano.Considerando o texto II, julgue os itens a seguir.
Em "Estima-se" (R.5), há uma estrutura de voz passiva que pode ser substituída por Eram estimados, sem alterações na correção e na coerência do período.
Com relação ao emprego das estruturas lingüísticas do texto VI, julgue os itens abaixo.
Se "O modo" (.12) for empregado no plural, é obrigatória a substituição do restante do sujeito por como os homens a vêem e a vivenciam.
Com relação ao emprego das estruturas lingüísticas do texto VI, julgue os itens abaixo.
Na linha 5, a forma verbal "parecia ter", empregada no singular, é gramaticalmente invariável: mesmo que o sujeito fosse plural, ela teria de ser empregada no singular.
Com relação ao emprego das estruturas lingüísticas do texto VI, julgue os itens abaixo.
Por referir-se ao sujeito da oração iniciada com "tendemos" (.2), a forma verbal no infinitivo "acreditar" (.2) poderia ser empregada flexionada: acreditarmos.
A respeito do fragmento acima, julgue se os itens reescritos estão gramaticalmente corretos e se preservam a informação original.
De acordo com o que foi assinalado pelo presidente da EMBRATUR, o potencial de benefício sobre as contas externas é ainda maior quando se considera que a OMC não restringe políticas públicas de estímulo ao turismo.
Julgue os itens a seguir, a respeito do emprego das estruturas lingüísticas do texto V.
Antes da forma verbal "Somos" (.15), seria coerente com as idéias do texto introduzir, para o fim de articulação sintática entre os parágrafos, a expressão Em conseqüência disso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...