Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
uanto aos aspectos gramaticais dos textos I e II, julgue os itens abaixo.
Na linha 19 do texto II, os vocábulos "matriz" e "filiais" apresentam diferença de tratamento quanto à flexão de número por motivos semânticos.
Com relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
As expressões "na medida em que" (l.5-6) e à medida em que equivalem-se semanticamente e estão ambas corretas.Considerando a correção gramatical e a grafia das palavras, julgue os itens que se seguem.
O turismo constitue um espaço previlegiado de propaganda do país e de seus produtos, fortalecendo àquilo que é genericamente chamado de "Marca Brasil"
Julgue os itens a seguir, a respeito do emprego das estruturas lingüísticas do texto V.
Na linha 2, é obrigatório o emprego da forma verbal "limitam" para concordar com o sujeito da oração.
uanto aos aspectos gramaticais dos textos I e II, julgue os itens abaixo.
As palavras "apóia" (L.17, texto I) e "apoio" (L.14, texto II), embora cognatas, não pertencem à mesma classe gramatical.
Com relação aos aspectos sintáticos e semânticos do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O trecho "O termo abriga também, na sua amplitude semântica" (l.5-6) admite a seguinte reescritura, sem alteração de sentido: Na sua extensão semântica, o vocábulo comporta também.Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Com base no texto III, julgue os itens seguintes.
O uso de agente inanimado e da terceira pessoa do singular, como em "O BB adotou" (L.1), é um recurso para que o texto se mantenha impessoal, distanciado e objetivo, de forma que as pessoas que tomaram as decisões não fiquem explícitas.
Com respeito às idéias do texto III, julgue os itens a seguir.
Com base no texto VI, julgue os seguintes itens.
Mantêm-se as mesmas relações percentuais ao se empregar a preposição em no lugar de "para" na expressão "para menos da metade" (L.15).
Tendo em vista o CTB e o texto V, julgue os itens seguintes.
A preposição a, na expressão "hoje à noite" (primeira linha do texto), pode, em um registro informal de linguagem, ser substituída por de, sem prejuízo da coerência textual.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...